Comércio de Ouro Preto desrespeita lei e vende álcool para menores de 18 anos

Comércio de Ouro Preto desrespeita lei e vende álcool para menores de 18 anos

Comércio de Ouro Preto desrespeita lei e vende álcool para menores de 18 anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A punição de dois a quatro anos de detenção mais multa a quem vende, fornece, ministra ou entrega produtos que gerem dependência a crianças ou adolescentes, conforme prevê o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), parece que não motivo para intimidar os comerciantes em relação à venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos durante o carnaval de Ouro Preto do Oeste.
As barracas instaladas dentro da Praça da Liberdade e os bares entorno venderam bebidas alcoólicas a menores de idade sem a menor preocupação em serem autuados conforme preconiza a legislação vigente no país.
Os atos ilícitos foram facilitados pela ausência de fiscalização por parte do Comissariado de Menores do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Ouro Preto do Oeste que não se fez presente nas noites de folia que além da venda de bebidas alcoólicas foi comum a presença de menores e até mesmo crianças até de madrugada.
Qualquer policial que presencie o consumo de álcool por um menor de 18 anos tem o dever de prender em flagrante o adulto que forneceu a bebida.
Comissariado de Menores tem por função o trabalho de fiscalização, assistência, proteção, orientação e vigilância a menores, previstas no ECA, bem como o cumprimento de medidas judiciais específicas.
Algumas atribuições do comissário de menores: fiscalização, de acordo com a legislação vigente, de estádios, bares, boates, cinemas, teatros e demais estabelecimentos onde houver ingresso de menor ou permanência de crianças e/ou adolescentes, bem como aqueles locais que sejam proibidos para menores.
O resultado da facilidade em se adquirir bebidas alcoólicas é que o brasileiro está bebendo cada vez mais cedo. Dados do 1º Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira, pesquisa encomendada pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aponta que 13% dos adolescentes têm padrão alto de consumo de álcool. Ou seja, bebem uma vez por semana ou mais, podendo consumir cinco ou mais doses em ao menos uma dessas ocasiões. O resultado, aponta que o adolescente que tem predisposição ao vício se tornará dependente muito novo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS