TJRO abraça campanha de doação de sangue do Hemocentro estadual
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Judiciário de Rondônia promoveu, na manhã desta quinta-feira (28), no edifício-sede do TJ, em Porto Velho, campanha de doação de sangue. O Departamento de Recursos Humanos (DRH) e o Serviço Médico da Instituição fizeram uma parceria com equipe da Fundação Hemeron para contribuir com aumento do estoque do Hemocentro Estadual.
Os servidores abraçaram a causa e logo cedo foram fazer a boa ação. É o caso da servidora Ivana Itsuko que aderiu a campanha e disse estar satisfeita com iniciativa do TJ. “Participei fazendo minha doação e pretendo continuar sendo uma doadora e ajudar o próximo”.
A servidora Nisia Texeira, disse que a coleta poderia ocorrer também em outros prédios da Justiça. “É gratificante saber que podemos salvar vidas e acredito que outros pontos de doação durante o expediente poderia aumentar o número de doadores”.
Já Vera Mazzarotto explica Tribunal de Justiça tem proporcionado aos seus servidores a oportunidade de praticar a responsabilidade social. “O ato de solidariedade é muito valioso. Essa campanha deveria acontecer mais vezes. Sou doadora há muitos anos e não o faço por obrigação, mas por amor”, completou a servidora.
Resultados da Parceria
O presidente da Fundação, José Ferreira Martins, esteve presente durante a coleta e disse que a iniciativa do Judiciário deve ser seguida por outros órgãos públicos. “Estamos satisfeitos com a parceria do Tribunal de Justiça e é muito importante ver servidores sendo solidários. Nossa preocupação ainda é muito grande com baixo estoque. Por dia chegam ser utilizadas aproximadamente 80 bolsas de sangue e encontrar doadores é sempre um desafio”, ressaltou Martins.
De acordo com a médica Ivani Andrade, que integra a equipe da Hemeron, o número de bolsas coletadas, 24, foi satisfatório. "Houveram muitas intenções de doação, mas o problema encontrado foi a dengue. Muitas pessoas tiveram a doença nos últimos 30 dias, outras estão com viroses ou gripe. Nossa maior preocupação são com as datas comemorativas, como carnaval. Nesse período, os incidentes aumentam consideravelmente, por isso nosso estoque deve estar sempre bem abastecido", orientou a médica.
A Fundação Hemeron disponibilizará dentro dos próximos 10 dias os resultados dos exames dos voluntários que doaram sangue nesta quinta-feira.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!