O Guia de Parasitologia Médica – Normatização de Condutas, elaborado por professores e acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade São Lucas, será lançado no primeiro trimestre do ano que vem. A obra padroniza as condutas na área de parasitologia médica e ainda servirá como fonte de pesquisas para os alunos, conforme antecipou Marcos Paulo Parente Araújo, acadêmico da equipe de supervisão do Guia. O conteúdo foi elaborado por um grupo de alunos com a orientação de professores.
Segundo a acadêmica Máira Santiago Pires, o Guia de Parasitologia começou a ser elaborado no início deste ano, envolvendo a parceria entre a Faculdade São Lucas e Universidades Federais de Minas Gerais e de Alagoas, com a contribuição dos pesquisadores Luíz Galindo (Cuba) e Pablo Barbieri (Embrapa). Um grupo de 21 acadêmicos, do 6º ao 9º Períodos do curso de Medicina, e 10 professores está sendo responsável pela elaboração do Guia de Parasitologia, que tem 350 páginas. O Guia tem a coordenação do Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, coordenador do curso de Medicina da São Lucas, Médico Mestre em Microbiologia e Imunologia.
Doutor em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro), Pesquisador da USP e Consultor do Decit do Ministério da Saúde, e a organização dos acadêmicos Marcos Parente e Máira Santiago, da São Lucas e coordenadores acadêmicos de Extensão na área de Medicina do Núcleo Avançado de Pesquisas do Instituto de Ciências Biomédicas da USP em Rondônia. O Guia contém métodos e procedimentos para o diagnóstico laboratorial das parasitoses.