O comissariado de menores do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Cerejeiras (RO) concluiu o ciclo de palestras nas escolas públicas estaduais e municipais e uma na rede de ensino particular referentes ao "Projeto Alerta", que trabalha a conscientização das famílias quanto a responsabilidade sobre os filhos menores. O trabalho, sob a coordenação da juíza Márcia Regina Gomes Serafin, também foi feito no município de Pimenteiras.
Dez instituições de ensino receberam a visita de magistrados, membros do Ministério Público Estadual, conselheiros tutelares, comissários de menores e assistente social. Durante as palestras, os pais receberam orientações sobre a importância de estabelecer limites para os filhos e sobre o quanto são essenciais em suas vidas, posto que crianças e adolescentes são pessoas em processo de formação psíquica e emocional.
Segundo a chefe do comissariado, Telma Beluzzo, 483 pais de crianças e adolescentes assistiram as palestras durante este ano. "Esse trabalho foi feito em parceria com outros órgãos públicos, e, além de repassar informações aos pais sobre como devem participar ativamente na vida de seus filhos, apresentou medidas que podem ser aplicadas pelo Estado caso haja descumprimento do poder familiar", destacou.
Na última palestra, realizada na Escola Estadual Inácio de Castro, a assistente social judiciária Vanessa Simões de Freitas, frisou que a principal arma que os pais possuem para evitar que os filhos se metam em confusão é conhecer suas atividades, companhias e lugares por onde andam. Na mesma oportunidade, o promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi falou sobre o dever dos pais em assegurar o direito de educar os filhos, como pessoas humanas e sujeitos de direitos.