Taxa do Sintax é questionada por presidente da Câmara Municipal

Taxa do Sintax é questionada por presidente da câmara municipal

Taxa do Sintax é questionada por presidente da Câmara Municipal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As constantes reclamações de taxistas, quanto a uma possível taxa que está sendo recolhida pelo Sindicato dos Taxistas (Sintax), fez com que o presidente da Câmara Municipal, vereador Hermínio Coelho (PT) questionasse e legitimidade do pagamento em torno de R$ 80, inclusive, por passar a ser uma obrigatoriedade para renovação da permissão. “Tenho sido procurado por inúmeros taxistas que não têm mais a quem recorrer, questionando essa taxa de Contribuição Confederativa exigida pela entidade que representa categoria”, enfatizou o vereador.
 
Hermínio afirma que o recolhimento dessa taxa não é legalizada inclusive, segundo explica, pelo fato do sindicato não possuir registro sindical perante o Ministério do Trabalho e sim apenas um parecer de analise do órgão. “Por esse motivo, entendemos ser absurdo e ilegal e cobrança dessa contribuição, principalmente por ser um critério para qualquer transação na documentação da licença do taxista”, explica.
 
O presidente da Câmara, que participou de uma entrevista no programa Rede de Opiniões (exibido na noite de terça-feira, pela Rede TV), lamentou o fato do representante do sindicato tentar manchar seu trabalho diante dos taxistas. “Infelizmente, não sei por qual motivo, o presidente do Sintax, Francisco Ferreira dos Santos, tem o prazer de jogar os trabalhadores contra minha pessoa. Sou defensor do trabalhador e do cidadão e sempre tenho pautado meus trabalhos de forma ética e respeitosa”, desabafou.
 
Ao finalizar a entrevista, Hermínio voltou a destacar as reclamações dos taxistas sobre a taxa. Silenciando qualquer vulto plantado de forma leviana quanto a sua preocupação com a categoria dos trabalhadores, o vereador afirmou que tem defendido vários projetos em prol dos taxistas como o que garante a placa para família do taxista, como forma de herança.
 
Vários taxistas hipotecaram apoio ao presidente do Legislativo Municipal como é o caso de Divino Amaral (há seis anos na praça) e Valdomiro Oliveira (na praça há 21 anos). Eles repudiam a forma que o sindicato vem agindo diante dos profissionais da área e afirmaram que o vereador está com razão ao questionar o recolhimento da contribuição.
 
Além dos taxistas, o Hermínio Coelho também teve apoio manifestado pelos mototaxistas que, segundo o presidente do sindicato da categoria – João Henrique – mantêm constantes reuniões com os parlamentares, no aguardo da aprovação da Lei que irá regulamentar a atividade na Capital.
“Destacamos a postura do vereador Hermínio que logo no início da nossa briga afirmou que não poderia apoiar a atividade por ser inconstitucional apresentar qualquer matéria na Câmara. Mas, após o congresso aprovar a lei, o presidente da Câmara passou a defender nossa legalização, já que dessa forma poderiam legislar sobre o assunto”, disse João.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS