Representantes de 22 municípios do Estado prestigiam evento do Conen na Capital

Representantes de 22 municípios do Estado prestigiam evento do Conen na Capital

Representantes de 22 municípios do Estado prestigiam evento do Conen na Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Vinte e dois representantes de municípios do Estado e 12 (doze) prefeitos atenderam ao convite do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONEN/RO) para o I Encontro Estadual de Prefeitos. O evento ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual, nessa terça-feira (08) em Porto Velho.
 
A “Criação e a Estruturação dos Conselhos Municipais Antidrogas” (COMADS), nos municípios de Rondônia, foi a proposta do Encontro, mas foram discutidas também ações de combate ao uso de drogas.
 
Por ser um evento de grande relevância, o Conselho Estadual trouxe o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda para ministrar sobre o tema.
 
Em seu discurso, o presidente do CONEN em Rondônia, João Rodrigues da Silva disse que o problema das drogas não é apenas do Conselho ou do Estado, mas de todos os cidadãos, e lamentou a falta de representantes de outros municípios. “Entendemos que exige um esforço concentrado dos que podem contribuir para o combate e prevenção ás drogas. Esperamos que daqui para frente possamos manter contato com os demais prefeitos dos municípios para essa questão”, enfatizou.
 
O presidente do CONEN disponibilizou ainda para cada representante dos municípios, material contendo orientações de políticas públicas sobre drogas e destacou os resultados positivos com os cursos de prevenção para educadores sociais realizados pelo Conselho Estadual este ano.
 
A secretária Estadual de Educação (SEDUC), Marly Cahulla, que esteve representando o governador Ivo Cassol, juntamente com o secretário Estadual de Saúde (SESAU), Milton Moreira, e o coordenador Geral de Apoio a Governadoria (CGAG), Carlos Alberto Canosa, destacou que as escolas também são áreas importantes de atuação dos conselhos estaduais e municipais nas ações de prevenção e combate ao uso de drogas e anunciou um programa de formação de coordenadores pedagógicos para atuar, de forma adequada e eficaz contra o uso de entorpecentes nas instituições de Ensino.
 
Já o secretário geral da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Charles Luiz, representando o presidente Laerte Gomes de Alvorada D´oeste, disse, que AROM está aberta a parcerias para desenvolver políticas públicas sobre drogas com o Governo de Rondônia e destacou que há a necessidade de um trabalho de conscientização nas zonas rurais, onde as administrações dos municípios têm maiores dificuldades de alcance.
 
Estiveram presentes no evento, a Secretária Estadual de Ação Social (SEAS), Tânia Terezinha, o juiz Glodner Luiz Pauletto da Vara de Delitos e Tóxicos, além de representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário e os conselheiros do CONEN/RO: o promotor Carlos Grott do Ministério Público, Alekssandra Pacheco (SEFIN), Fátima Aparecida (SEDUC), João Bosco, da Polícia Federal, Vanda Arruda (OAB), Lilian Prado (SESDEC) e Major Holanda da Polícia Militar.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS