Minc atribui queda do desmatamento a ações do governo

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorou nesta quarta-feira a redução de 32% na área desmatada da Amazônia na comparação entre setembro de 2008 e 2009, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo ele, o dado refle

Minc atribui queda do desmatamento a ações do governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorou nesta quarta-feira a redução de 32% na área desmatada da Amazônia na comparação entre setembro de 2008 e 2009, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo ele, o dado reflete as ações integradas de diversos órgãos do governo federal na região, especialmente em Rondônia, onde a queda foi de 22%.
- Claro que gostaria que o desmatamento fosse zero. Os números ainda são intoleráveis, insuportáveis. Mas estamos hoje comemorando a queda de 32%, que é expressiva e consistente, fruto da ação integrada do governo - disse Minc. De acordo com Luciano Evaristo, diretor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a queda no desmatamento neste mês faz parte de uma curva de redução iniciada em agosto, e que deve continuar nos próximos meses.
- Os órgãos federais se uniram no combate ao desmatamento. Por isso a queda é consistente, deve continuar nos próximos meses - disse Evaristo. Apesar das reduções maiores no Mato Grosso (38%) e Maranhão (86%), Minc chamou atenção para a queda do desmatamento em Rondônia, onde já começou uma fiscalização intensificada a partir do novo sistema eletrônico de documentação de origem florestal (DOF), que certificam a origem da madeira derrubada legalmente no manejo florestal. Na ação, foram verificadas 90 DOFs com irregularidades e outros 43 foram bloqueados, porque não identificavam o georeferenciamento da área de origem da madeira. Segundo o ministro, essa é uma das maneiras de "esquentar" madeira ilegal.
O governo deve abrir inquéritos para apurar as fraudes e vai focar sua ação nas serrarias, fechando todas que trabalham de forma irregular. Minc também disse que seria necessário prender quem autoriza DOFs ilegais, mas depois recuou e disse que não se trata de "enforcar" um funcionário que carimbou papéis se o problema é sistêmico, derivado de pressões políticas, econômicas e estruturais, já que faltam funcionários para verificar papéis e fazer fiscalizações. - É um alerta aos governadores da região, que são nossos aliados. O manejo florestal pode ser a solução ou um buraco negro para esquentar madeira ilegal - disse Minc.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS