Conecom terá debates e escolhas de delegados para a Conferência Nacional
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Conferência Estadual de Comunicação (Conecom) foi adiada para os dias 12 e 13 de novembro, no Cetene, em Porto Velho. O motivo foi a mudança também na data da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), remarcada para os dias 14 e 17 de dezembro. A comissão organizadora do Conecom acredita que o adiamento será positivo para ampliar o debate de propostas e aumentar a participação de empresas, sociedade civil e poder público durante a Conferência. Hoje (26), na reunião preparatória para a Conecom, a comissão organizadora iniciou a proposição do regulamento interno da Conferência. A próxima reunião será no dia 29 (quinta-feira), às 9h, no Sindicato dos Bancários. A reunião é aberta à sociedade.
Os eixos temáticos das conferências estadual e nacional serão os mesmos: produção de conteúdo; meios de distribuição; cidadania, direitos e deveres. O tema que norteia as conferências é 'Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital'. O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia tem participado das discussões e reuniões preparatórias para a Conecom porque o tema envolve diretamente os interesses públicos. “A Conferência tratará da democratização da comunicação, sistema digital e emissoras comunitárias, controle social dos meios de comunicação, liberdade de expressão, entre outros temas. É de extrema importância a discussão de todos estes assuntos para conseguirmos no futuro uma sociedade mais plural, respeitadora das diversidades sociais e regionais, mais educada e melhor informada”, disse.
Poder público
A comissão organizadora da Conecom teve na semana passada uma reunião com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Odacir Soares, e levou informações sobre a Conferência e sua importância para Rondônia e para o Brasil. Os organizadores querem que o poder público em Rondônia participe da Conferência e por isto estão agendando visitas ao governo e à Assembléia Legislativa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!