CLUBE DA BÍBLIA - Por irmãos em comunhão – Águas Vivas (Chile)

CLUBE DA BÍBLIA - Por irmãos em comunhão – Águas Vivas (Chile)

CLUBE DA BÍBLIA - Por irmãos em comunhão – Águas Vivas (Chile)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há algumas décadas, vem surgindo no mundo, com muita força, os chamados escritos de "auto-ajuda". A sua proliferação foi tal, que os seus livros ocupam lugares de destaques nas livrarias e bibliotecas do mundo. Qual a razão do seu êxito? Uma sociedade supersaturada de tecnologia, rica e cômoda, mas psicologicamente desequilibrada, carente de horizontes no plano afetivo e espiritual.
 
   Estes escritores se puseram em curto tempo como os maiores vendedores de livros no mundo. O seu êxito se deve a insaciável necessidade de transcendência do homem pós-moderno, a mesma que esconde atrás de um véu de superficialidade e suficiência.
 
   À vista disso, qual é o marco ideológico que dá sentido a toda esta literatura “edificante”? Talvez o que mais chama a atenção do leitor mais atento é a apropriação dos postulados da fé cristã, para uma amalgamação com outros elementos de origem estranha e oculta. Isto, além de legitimar esta linha de ensino, torna difundidos os limites entre o verdadeiro e aquilo que não é.
 
   A mensagem transmitida é um pseudo 'evangelho' que convida o homem a um aperfeiçoamento em si mesmo, desconhecendo a sua abismosa impotência em alcançá-lo. Um homem que parte dessa falácia fundamental – a bondade natural do homem – não necessita de um Cristo crucificado, derramando o seu sangue em expiação por seus pecados. A crença na bondade intrínseca do homem desdenha toda a obra redentora de Cristo na cruz, julgando-a desnecessária e inútil.
 
   Esta mensagem pretende também safar o homem das restrições que o evangelho e a sua moral estabeleceram na sociedade, para uma vida sem moral, ou, com uma moral à medida do homem (a velha máxima de Protágoras revivida: "O homem é a medida de todas as coisas"), em que tudo é permitido, e em que ninguém lhe pede contas dos seus atos.
 
   É uma mensagem de "auto-estima", de valorização pessoal, que está em absoluta contraposição com o verdadeiro caráter do evangelho, uma vez que o próprio Senhor Jesus, ensinou aos seus discípulos que deviam morrer para esta vida para ganhar a vindoura. A essência da mensagem do evangelho é a cruz ("Cristo crucificado"), na qual é crucificado todo aquele que segue a Jesus.
 
 A ideologia que subjaze esta literatura é a da 'Nova Era'. Esta é uma ideologia dos fins do século XX, mas cujas raízes são muito antigas; as suas pretensões, universalistas e totalitárias. A sua meta? Destruir o testemunho de Deus. Ela se apóia em diversos pensamentos, especialmente de cunho orientalista, e até nas modernas teologias liberais e racionalistas. Seu fim é tratar de desvirtuar o pulsar do coração de Deus, que é a salvação de todos os homens por meio da única pessoa que Deus pôs como mediadora, isto é, Cristo Jesus.   Roguemos ao Senhor que livre desta perniciosa praga pós-moderna a todos os que o buscam e amam o seu Santo Nome.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS