Em regime de plantão, o desembargador federal do trabalho Vulmar de Araújo Coêlho Junior, do TRT da 14ª Região, presidiu na tarde desta segunda (12) a audiência de conciliação, em face do Dissídio Coletivo de Greve. De um lado os representantes das empresas contratadas para transportarem trabalhadores até a Usina de Jirau e do outro o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviário no Estado de Rondônia - SINTTRAR. A audiência foi acompanhada por trabalhadores e representante da CUT Central Única dos Trabalhadores/RO.
Com a greve suspensa por 72 horas, o desembargador designou para esta terça-feira (13), às 14h, a audiência para prosseguimento, com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, e a terceira interessada, empresa Camargo Corrêa, responsável pelo empreendimento da UHE de Jirau.
De acordo com o magistrado, na manhã desta terça(13) este procedimento será levado á distribuição de relator e revisor. A audiência teve início às 14h e encerrou às 16h.
Para o presidente do SINTTRAR, Antônio Carlos da Silva, são cerca de 300 trabalhadores envolvidos nesta frente de trabalho, afirma que embora os trabalhadores estejam dispostos a entrar em greve, a intervenção da Justiça do Trabalho foi muito importante, e com isso deverá facilitar as negociações, finalizou Silva.