MINISTRO ANDREAZZA - Audiência pública para debater acessibilidade as pessoas portadoras de necessidades especiais

Ao participar de audiência pública na Câmara de Vereadores de Ministro Andreazza, o deputado estadual Neri Firigolo, líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa de Rondônia, defendeu um urgente engajamento de organismos

MINISTRO ANDREAZZA - Audiência pública para debater acessibilidade as pessoas portadoras de necessidades especiais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Ao participar de audiência pública na Câmara de Vereadores de Ministro Andreazza, o deputado estadual Neri Firigolo, líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa de Rondônia, defendeu um urgente engajamento de organismos públicos e entidades civis, no sentido de garantir a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Segundo ele, os maiores problemas são enfrentados vias públicas, e nos acessos a prédios.
 
Para o deputado Neri Firigolo o melhor exemplo deve partir dos organismos públicos, garantindo o que já é previsto em lei, no que diz respeito à adaptação dos prédios públicos, para garantir o acesso aos portadores de necessidades especiais. Também defendeu reformas nos atuais prédios para implantação de sanitários adaptados a estas pessoas com deficiência.
 
“São medidas simples mas de grande e fundamental importância.Outras ações devem ser desencadeadas pelas prefeituras, no tocante as passarelas, calçadas e demais vias públicas, de modo a garantir o direito constitucional de locomoção aos portadores de necessidades especiais”, destacou o deputado.
 
A audiência ocorreu na Câmara Municipal de Ministro Andreazza, com a coordenação dos vereadores Jadir Bravin popular Ninão (PT), Zélia Maria Fornazier, (PT), Valeria Pereira da Rocha (PSDC), Rubinaldo Gomes dos Santos (PPS), Florinda Marques Moreira (PTB), e do presidente da Casa - Nildo Leal da Silva (PSB).
 
O evento com o tema “Acessibilidade e a Pessoa com Deficiência”, reuniu dezenas de pessoas e representantes da sociedade, com a finalidade de debater assuntos inerentes a pessoa com deficiência, bem como a importância dos critérios básicos para promoção da acessibilidade e a interação entre sociedade e o portador de necessidades especiais.
 
A presidente de honra da Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia - Feder, Maria de Deus Alves Carneiro, falou das barreiras que já foram superadas, mas que é preciso continuar trabalhando e empenhados nesta luta por um Estado de igualdades. No encerramento a vereadora Zélia falou do projeto de lei que dispõe sobre a eliminação de barreiras nos espaços públicos e outros, e que já está tramitando na Câmara Municipal.
 
Relato de um portador de necessidade especial
 
A palestrante da audiência foi a professora Maria Geraldina, que leu o depoimento de vida de um jovem deficiente físico, onde relatou suas insatisfações em relação aos espaços públicos e a falta de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, conforme a seguir: “Meu nome é Elizeu, moro na linha 02, sou Brasileiro tenho 35 anos, sou torcedor do Vasco, sou católico, sou eleitor, gosto de musica, sou feliz apesar de minhas limitações. Não gosto que me olhem com piedade ou como se fosse um ET, gosto de respeitar as opiniões dos outros e gosto que respeitem as minhas.
 
Estou aqui hoje para participar deste encontro que é de grande importância para mim e para todos os cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência do nosso querido Município de Ministro Andreazza, é muito constrangedor para mim quando chego a cidade e preciso ir ao banheiro, é um caso sério, por exemplo, na rodoviária a porta do banheiro tem uma entrada em forma de Z, e para chegar ao sanitário a porta é ainda mais estreita, é impossível entrar com uma cadeira de rodas, é uma grande falta de respeito com as pessoas deficientes, outros problemas são os degraus nas portas das lojas, lanchonetes, calçadas sem rampa e com carros e motos bloqueando a passagem, as pessoas não estão se preocupando com o bem estar daquelas que tem dificuldades em se locomover, precisamos mudar isso e agora agradeço aos vereadores e todos que estão empenhados nessa campanha, por um Município melhor e sem desigualdades”.     
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS