Respeito, relações interpessoais, boa conduta, violência, drogas, gravidez, aborto na adolescência e abuso sexual. Estes são apenas alguns dos vários temas a serem apresentados por comissários de menores do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho (RO), durante palestras, nas escolas da rede estadual e municipal da Capital e dos Distritos. O trabalho vem acontecendo há seis anos.
O trabalho preventivo coscientiza a comunidade, sobretudo as crianças e jovens em idade escolar, sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - com foco na questão dos Direitos e Deveres. Além da conscientização, a inserção no ambiente escolar permite aos comissários ter acesso a diversos casos envolvendo crianças e adolescentes, podendo atuar na solução dos mesmos.
Para o juiz Dalmo Antônio de Castro Bezerra, titular da Vara da Infância e da Juventude da Capital, a família tem cada vez mais um papel preponderante na formação do indivíduo, bem como a escola, por meio da participação dos seus educadores. "Infelizmente, existem pais que não tem mais nenhuma autoridade sobre seus filhos. Eles são criados de forma equivocada. Os responsáveis precisam impor limites aos filhos, mostrando a necessidade de respeitar os direitos do próximo", opinou o magistrado.
Ainda de acordo com Dalmo Bezerra, se os pais não ensinam seus filhos a se comportarem socialmente, enfrentarão problemas. "A correção nas condutas errôneas dos filhos é importante e salutar. Existem diversas formas pedagógicas para isso. O que não pode é haver conivência com conduta errada, sob o argumento de que os pais não podem corrigir os filhos. O que a lei pune é o excesso".
Os comissários Raiclin Lima da Silva e Alexandro Pinheiro Almeida destacam que a parceria Escola-Família-Comunidade é fundamental para a construção de uma infância e juventude saudável e mais digna. Esta tem sido uma grande preocupação por parte do Juizado.
"Por meio do acesso a informação, a comunidade tem feito denúncias e solicitado apoio. O retorno tem sido grande e o reconhecimento motiva cada vez mais o trabalho", enfatiza Almeida.
Recentemente, os comissários estiveram nas escolas Castelo Branco e Carmela Dutra.