Governo do estado moderniza Hospital de Base
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“O Hospital de Base está vivenciando uma nova era a partir deste momento”, disse o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, ao cumprimentar servidores e visitantes durante inauguração da Sala de Telesaúde, da Central de Atendimento e Internação, além de uma central de ponto eletrônico, inauguradas no Hospital de Base Ary Pinheiro na manhã desta quinta-feira, 27.
Representando o governador Ivo Cassol no evento, Moreira justificou as inaugurações como um marco divisório na administração dos serviços de saúde. Segundo ele, agora está havendo uma convergência de planejamento e investimentos de ações que foram planejadas ainda no início do governo em 2003 e 2004.
O secretário disse que tanto a informatização do HB quanto os serviços que estão sendo implantados foram tomados como modelo de um hospital de referência
O diretor geral do HB, médico Amado Rahhal, agradeceu o apoio da Sesau e do Governo de Rondônia pelos investimentos que vêm sendo alocados no HB. Ele disse que com essas novas aquisições os benefícios serão diretamente creditados aos pacientes e servidores. “Com a central de atendimento, o paciente poderá fazer toda a sua agenda de atendimento a exames e cirurgias de um mesmo local, sem se deslocar e sem filas”, explicou, informando que o serviço está todo humanizado e a pessoa vai agendar sem filas, sentada e em sala climatizada. Além disso, Rahhal explicou sobre a Telesaúde, que vai possibilitar integrar a medicina de Rondônia com a de outros Estados, facilitando ainda para médicos, acadêmicos e residentes que buscam capacitação no HB.
Formação técnica e educação continuada
O médico cirurgião geral George H. S. Alves será o Coordenador do serviço de Telesaúde do HB. Segundo ele, o serviço foi montado em conjunto pelos ministérios da Saúde e das Comunicações. O acesso será feito através da Rede Nacional de Pesquisas (RNP), com link através da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Assim, a sala será utilizada para formação do pessoal técnico de saúde através de aulas interativas e educação continuada em área remota em tempo real ou através de chat. “Poderemos receber aulas de fora e interagir com colegas e implantarmos um sistema de capacitação e treinamento em serviço”, esclareceu o médico. Os acessos serão feitos ao Programa Nacional de Telesaúde que é dirigido à Atenção Primária à Saúde, mas, segundo George, já há uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com o serviço de Teletrauma da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
A transmissão poderá ser feita de vários locais, como o acesso que foi feito naquele momento direto com o Centro de Traumas de Miami, quando o médico explicou as facilidades que a tecnologia traz para funcionamento dos procedimentos de saúde.
Central de Atendimento e Internação
A técnica em serviços de Saúde Gessilene Barros Monteiro explicou como o serviço de marcação de consultas e exames vai facilitar para o usuário e os pacientes. ”A pessoa chega e aguarda o atendimento sentada. Aqui vai poder marcar a data das consultas, exames e cirurgias e recebe um comprovante com as datas impressas”, explicando que a central também integrou o serviço de todas as áreas, o que facilita tanto para servidores quanto usuários.
Ponto Eletrônico e Crachá
O serviço de ponto eletrônico também fez parte das novas inaugurações no HB. De acordo com Rahhal, todos os servidores terão crachá de identificação e, inclusive, os acompanhantes também serão identificados. O serviço é feito através de biometria facial e, no caso do HB, os cadastros serão acoplados às diferentes escalas de serviços e à folha de pagamentos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!