Servidores da educação emparedam Sobrinho por melhores salários - Por Valdemir Caldas

Servidores da educação emparedam Sobrinho por melhores salários - Por Valdemir Caldas

Servidores da educação emparedam Sobrinho por melhores salários - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de passarem dois dias acampados defronte ao palácio Tancredo Neves (sede do governo municipal) para tentar obrigar o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), a enviar à Câmara o plano de carreira, cargos e salários da categoria, servidores da educação, decidiram, em assembléia geral, pela suspensão do movimento, até à aprovação do PCCS.
 
A decisão foi apertada, afirmou o vereador José Wildes (PT), aliado do prefeito, na sessão de terça-feira. Isso revela o descrédito de que desfruta Sobrinho no seio do funcionalismo. Assim que Wildes deixou a tribuna, foi a vez de a vereadora Ellis Regina denunciar a criação de mais uma penca cargos comissionados na estrutura da prefeitura. Só na procuradoria-geral, segundo ela, serão criados quinze cargos de procuradores, num total de cinqüenta.
 
Na luta por melhores salários, os trabalhadores da educação contaram com o apoio dos mototaxistas, que vêm tentando uma audiência com o prefeito para tratarem da regulamentação do serviço. Não é por demais repisar, contudo, que a matéria já foi aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente Lula. Agora, só resta à administração municipal discipliná-la, mas Sobrinho insiste em fazer ouvido de mercador, acredita-se que para não contrariar os empresários do sistema de transporte coletivo, os mais prejudicados com o serviço de mototáxi.  
 
Desde que as sociedades se constituíram, foi necessário encontrar fórmulas de convivência que assegurassem, a um só tempo, a paz interna e a defesa contra ameaças externas. A primeira só pode ser alcançada quando os interesses coletivos prevalecem sobre os privilégios individuais ou de grupelhos. É sabido que, numa democracia, a vontade da maioria predomina sobre a minoria, sendo certa que esta não pode ser impedida de manifestar-se.
 
O movimento paredista desencadeado pelo pessoal da educação foi emblemático. Não há como condenar a iniciativa desse segmento funcional, simplesmente porque, além de não haver descambado para a agressão ao patrimônio de terceiro ou a simples e pura ofensa a quem quer que seja, revestiu-se de ato legítimo, baseado no interesse de determinada classe social.
 
Negar que tantos país e mães de família percebam remuneração que atenda às suas necessidades básicas e às de seus familiares, além de constituir-se numa afronta inominável à Constituição Federal, revela o elevado grau de apatia da autoridade competente diante de um dos mais graves problemas que asfixia o funcionalismo municipal – a má remuneração.
 

Os índices de reajustes concedidos, até agora, pelo prefeito Roberto Sobrinho, ao grosso do funcionalismo, são uma vergonha, em nada compatível com a defasagem salarial verificada, de modo que os país e mães de família para sobreviverem vêm fazendo muita ginástica financeira – um empréstimo hoje, outro amanhã, dançando no arame sem ser malabarista.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS