Santo Antônio Energia combate malária em Rondônia com investimento de mais de 12 milhões

Santo Antônio Energia combate malária em Rondônia com investimento de mais de 12 milhões

Santo Antônio Energia combate malária em Rondônia com investimento de mais de 12 milhões

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O número de casos no município de Porto Velho de janeiro a julho 2009
 teve redução de 5,9% em comparação ao mesmo período do ano passado
 
A Santo Antônio Energia está investindo mais de R$ 12 milhões em projetos de combate à malária no município de Porto Velho, localizado às margens do Rio Madeira, em Porto Velho (RO). A iniciativa faz parte do Plano de Ação para Controle da Malária, que pertence aos 28 programas socioambientais desenvolvidos pela concessionária para implantação da usina hidrelétrica Santo Antônio.
 
O canteiro de obras está localizado em uma área endêmica de malária. A incidência da doença na região do canteiro e adjacências em 2007, antes da implantação do canteiro, era de 253,2 casos para cada grupo de 1000 habitantes. Desde outubro de 2008, época em que o canteiro de obras foi implantado, a incidência de malária no canteiro é próxima a zero, pois as medidas adotadas até o momento - borrifação residual intradomiciliar das dependências do canteiro, instalação de telas em portas e janelas das dependências e alojamentos, distribuição de repelentes à base de Icaridina a todos os trabalhadores - demonstraram grande eficiência.
 
O plano de ação de combate à malária tem três frentes principais:
 
  • Apoio ao diagnóstico por meio da construção de novos laboratórios de malária, aquisição de microscópios e insumos e contratação de agentes de campo para fazer busca ativa de casos suspeitos;
  • Controle Vetorial: aquisição e instalação de 14.600 Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração (contém inseticida de baixa toxicidade), compra de equipamentos e veículos, além da contratação de agentes para fazer a borrifação residual intradomiciliar;
  • Educação em saúde e mobilização social: reuniões com as comunidades, anúncios em rádios e folhetos educativos sobre o combate à malária.
 
Em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Santo Antônio terminará a implementação do plano até outubro de 2009.
 

Vale ressaltar que a questão dos portadores assintomáticos de malária será levada em consideração no âmbito do Plano de Ação para o Controle da Malária. Nesse contexto, o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais ? IPEATRO foi contratado para realizar o acompanhamento e, eventualmente, o tratamento de portadores assintomáticos da doença.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS