Painel Político (O novo empreendimento do filho do prefeito)– Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ampliando
O filho do prefeito Roberto Sobrinho, segundo informações ainda em fase de confirmação, teria aberto um outro negócio no Porto Velho Shopping. Se isso for verdade, Roberto vai estar seguindo os caaminhos do “companheiro Lula”, cujo filho virou mega-empresário após a eleição do pai.
Falando nisso
Eu já comentei sobre isso em coluna anterior, mas é sempre bom lembrar. Quem quiser falar com o prefeito Roberto Sobrinho deve se dirigir ao restaurante e churrascaria Casa Bella, situado na Avenida Abunã. O local virou uma espécie de anexo do gabinete. É possível encontrar não só o prefeito, como grande parte de seu secretariado.
Cliente vip
A assiduidade no restaurante é tanta, que o prefeito pediu ao gerente que colocasse uma cortina em uma janela que fica próxima a sua mesa, para dar mais, digamos assim, privacidade as suas reuniões. O pedido foi atendido e a mesa de Sobrinho, que fica na parte reservada, já não pode ser vista pelos eleitores que passam a pé, no sol quente, ou nos que se apertam nos ônibus, cujo preço da passagem é um dos mais altos do País.
Desconfiômetro
O “desconfiômetro” do prefeito deve ter dado pau. Ele negou conhecer o deputado federal Mauro Nazif. O parlamentar teceu diversas críticas a atual administração e também esta semana estava no Casa Bella, o anexo da prefeitura. E no mesmo dia que o prefeito estava lá.
Enquanto isso
Os eleitores de Roberto Sobrinho continuam na mesma situação. Pagando passagens caras, vendo as obras que nunca são concluídas e as que são, não funcionam, como é o caso do tal mercado municipal, que teoricamente deveria ser um ponto cultural mas vive fechado. Na última vez que choveu forte em Porto Velho o prédio do mercado alagou, comprovando que a parte de engenharia da prefeitura é tão boa quanto o prefeito.
Mas...
Como dizem por aí, cada povo tem o governo que merece. Nós temos Roberto Sobrinho. E esse, ninguém merece. Nem Mastercard paga.
Candidatura
Paulo Moraes deve ser candidato a deputado estadual nas próximas eleições. Ele anda percorrendo municípios do interior e ontem estava em Ji-Paraná. O espaço na polícia vai ficar apertado. Além de Moraes, o outro candidato da categoria é o delegado Carlos Eduardo Ferreira, que já tem o apoio de praticamente toda a classe.
Sem espaço
Informações de corredores da prefeitura informam que o vice-prefeito Emerson Castro vem sendo hostilizado pelos funcionários do gabinete do prefeito Roberto Sobrinho. Dizem que as secretárias fizeram um “curso para destrata-lo”. Se isso for verdade é uma tremenda maldade. Emerson sempre foi cordial e educado com todos, até mesmo com quem ele não gosta, e devem ser poucos. Mas isso tem um motivo, Emerson é um administrador competente e se derem espaço, vão descobrir que ele seria um prefeito de verdade.
Lixo
Na Inglaterra a polícia prendeu três homens que seriam os responsáveis pelo envio de conteiners carregados de lixo para o Brasil. Por aqui, ninguém foi preso e não vai dar em nada.
Falando nisso
Chegaram informações meio atrapalhadas sobre uma grande negociação envolvendo a empresa Marquise, responsável pelo recolhimento de lixo de Porto Velho e a prefeitura. A conversa é meia doida, mas vale a pena checar.
Berço esplêndido
O Ministério Público de Rondônia não age contra a prefeitura da Capital. Isso é fato. Todas as denúncias que chegam aquele órgão contra o atual chefe do Executivo não andam. É lamentável e os motivos são desconhecidos, por enquanto.
Foragidos
Mário Calixto Filho e José Carlos Cavalcante de Brito, o “cabeção”. O primeiro condenado a 12 anos e pouco de prisão pelo esquema de importações que foi desarticulado pea Polícia Federal em Rondônia e no Espírito Santo. O segundo pelo suposto envolvimento na morte do senador Olavo Pires em 1990.
Parece o Brasil
O FBI, uma espécie de Polícia Federal americana, prendeu hoje pela manhã cerca de 40 pessoas, entre rabinos (líderes religiosos judeus), prefeitos e políticos por corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com notícias de lá, a operação abalou as estruturas da sociedade e a população está chocada. Se esse povo viesse para o Brasil iriam passar mal todos os dias, já que por aqui, prender 40 de uma vez é café pequeno.
De férias
Os conselheiros Edílson Silva e Euler Potiguara estão de viagem pela Nova Zelândia e Austrália. Mesmo assim, do outro lado do mundo, acompanham as notícias de Rondônia pela internet.
Câmara
As coisas na Câmara de Vereadores de Porto Velho andam calmas. Após a confusão inicial devido as acomodações de emprego e “contratinhos” as brigas cessaram e tá todo mundo em paz por lá. o Rondoniaovivo está investigando alguns contratos da Câmara e em breve teremos mais detalhes sobre mais essa lambança dos vereadores.
No Senado
Expedito Júnior, apesar das tentativas de Acir Gurgacz para tomar seu cargo, anda tranquilo. Está acompanhando de longe a confusão em que se meteu o presidente da Casa, José Sarney e aguardando o desfecho. Júnior deve participar da abertura da Expoari neste fim de semana em Ariquemes.
Preconceito
Nas escolas públicas brasileiras, 87% da comunidade – sejam alunos, pais, professores ou servidores – têm algum grau de preconceito contra homossexuais. O dado faz parte de pesquisa divulgada recentemente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e revela um problema que estudantes e educadores homossexuais, bissexuais e travestis enfrentam diariamente nas escolas: a homofobia.
Preconceito II
Desde 2005 o MEC vem implementando várias ações contra esse tipo de preconceito, dentro do programa Brasil sem Homofobia. As principais estratégias são produzir material didático específico e formar professores para trabalhar com a temática. “Muitos profissionais de educação ainda acham que a homossexualidade é uma doença que precisa ser tratada e encaminham o aluno para um psicólogo. Por isso nós temos pressionado os governos nas esferas federal, estadual e municipal para que criem ações de combate ao preconceito”, explica o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis. As informações são da Agência Brasil.
Transporte público
Os trabalhadores das empresas de transporte coletivo de Porto Velho aceitaram a proposta do Sindicato patronal (SET) e descartaram a deflagração de mais uma greve do setor. A proposta do SET foi discutida entre a categoria na tarde de ontem e no início da manhã desta sexta-feira (24.07) na sede do sindicato da categoria de motoristas e cobradores (Sitetuperon). A proposta feita pelas empresas foi dentro das expectativas, segundo a direção do Sitetuperon. Além da concessão de 7% de reajuste, as empresas vão equiparar o salário dos motoristas de microônibus aos dos condutores de ônibus (de R$ 1.014,00 a R$ 1.316,69) e vão garantir a estabilidade dos cobradores dos coletivos por mais dezoito meses.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!