Renovação do parque cafeeiro de Cacoal é prioridade para Toninho da Emater
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O gerente da Emater e vereador de Cacoal, Toninho da Emater (PTN), durante audiência com o prefeito Padre Franco e o secretário municipal de agricultura, Vilmar Kemper, no início de julho, firmou compromisso entre a administração municipal e a Emater, escritório de Cacoal, para o desenvolvimento de Programa Municipal de Agricultura Familiar, com ênfases na renovação e recuperação da cultura do Café. Ao todo, o projeto, encabeçado pelo parlamentar, tem como meta renovar
Toninho solicitou, também, a implantação de projetos de produção agro ecologia e o PAIS, Projeto de melhoramento genético da pecuária leiteira, recuperação de áreas degradadas e capacitação de agricultores. O parlamentar solicitou junto ao prefeito uma pá carregadeira para arrancar os pés de cafés improdutivos das propriedades rurais. O projeto foi deliberado e aprovado nesta semana, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR.
Defensor do homem do campo, Antônio Fernandes de Assis, conhecido como Toninho da Emater, acredita que Cacoal resgatará o titulo de Capital do Café. Segundos dados da Embrapa, a perspectiva de produção para Rondônia é de um milhão e meio de sacas de café anual.
“Cacoal já foi conhecida como a capital do café. Mesmo com a queda da produção, o município é o principal centro de comercialização de café
O café é a cultura mais difundida no estado de Rondônia. É uma das principais fontes de renda de inúmeras famílias da zona rural. Feito em pequenas glebas, o café “robusta” ou “conilon” é cultivado com baixo nível tecnológico e grande aproveitamento de mão de obra familiar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!