Agilizar e melhorar o atendimento a pacientes, diminuir a burocracia e facilitar o trabalho dos servidores. Com esses objetivos o governo de Rondônia implantou no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) um sistema informatizado de gestão hospitalar. Ao todo foram comprados 160 computadores. O projeto permite o controle geral dos serviços prestados. O sistema também será implantado em todas as unidades estaduais de saúde e na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O HB é o primeiro hospital totalmente informatizado de Rondônia.
“A informatização das nossas unidades de saúde é fundamental para a melhoria do fluxo de atendimento. A meta da administração Ivo Cassol é de que o sistema leve aos pacientes os melhores benefícios. Com a informatização desde a recepção até a alta médica todos os registros serão feitos por meio de um prontuário eletrônico. Todo histórico médico ficará armazenado pelo sistema. Com isso informações como, da primeira consulta, medicamentos, exames, internações e cirurgias poderão ser acessadas sempre que necessário”, destacou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
Demanda com acompanhamento em tempo real
Outro ponto é o detalhamento dos serviços. Com o sistema é possível identificar a quantidade de pacientes, os tipos de atendimentos e os municípios de origem. Todas as requisições, pedido de medicamentos, prescrições e exames também serão solicitados através do sistema. Os pedidos, laudos e resultados de análises médicas serão acessadas através da rede. O sistema possibilita também a assinatura digital e o controle da freqüência de servidores e médicos. Os dados da unidade poderão ser acessados e monitorados de qualquer lugar através da internet.
O sistema possibilitará o acompanhamento de todos os serviços e a interligação dos dados da unidade. Com a informatização é possível a regulação e o controle do estoque. Todos os produtos armazenados como equipamentos hospitalares materiais cirúrgicos e medicamentos terão a demanda com acompanhamento em tempo real. O sistema indica a queda no estoque de um determinado produto ou material necessário na unidade.
A informatização abrange 100% da área hospitalar
“Para a efetivação do projeto foram comprados 160 computadores e 56 impressoras. A informatização abrange 100% da área hospitalar. Os servidores estão sendo capacitados para operar o sistema. Para informatizar o Hospital de Base foi construída uma rede de cabos lógicos, específicos para transferência de dados. O sistema também possui uma rede elétrica própria e estabilizada. A idéia é que a rede de computadores não sofra com quedas de tensão ou diferenças nas cargas elétricas”, explicou Amado Rahhal, diretor geral do Hospital de Base.
O sistema também possibilita vantagens aos servidores. O trabalho é menos burocrático e favorece o fluxo de trabalho. A informatização ainda permite a inclusão digital de muitos funcionários públicos. O sistema também será implantado em todas as unidades estaduais de saúde e na Secretaria de Estado da Saúde. A gestão informatizada é desenvolvida pelo Instituto São Paulo de Educação para Medicina e Saúde. O programa é usado, com sucesso, em unidades hospitalares e administrativas de Estados como Minas Gerais e São Paulo.