A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho anunciou o menor número de ocorrências durante festas carnavalescas de que se tem informação. No último evento realizado na capital, o carnaval fora de época, (de 09 a 12 de julho), a Semusa registrou apenas 11 atendimentos feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e 27 atendimentos realizados pela unidade de saúde Maurício Bustani, escolhida justamente por estar localizada, na BR 319, antiga Avenida Governador Jorge Teixeira, local mais próximo de onde aconteceu o evento.
Durante os dias de folia o SAMU funcionou normalmente também colocou duas ambulâncias à disposição da população no local do evento, onde foi possível realizar procedimentos básicos nas ocorrências como acidentes de trânsito, agressão física, hipoglicemia, luxação, alcoolismo e pequenos ferimentos. Já na unidade Mauricio Bustani, médicos, enfermeiros e técnicos se revezaram em plantões de 24 horas para que nenhuma pessoa deixasse de ter atendimento o mais rápido possível. ”Nós trabalhamos com todos os procedimentos normais da unidade de saúde em regime de plantão para que em nenhum momento a nossa população ficasse sem assistência durante o carnaval” declarou Maria de Fátima Milhomes, diretora do departamento de média e alta complexidade da Semusa.
Carnaval mais consciente
Segundo dados da Policia Militar de Rondônia, as ocorrências diminuíram muito, desde o último carnaval. Neste fora de época, desde a quinta-feira (9) até o domingo (12) foram registradas apenas sete ocorrências na avenida, entre embriagues, roubo, desacato, tráfico, recaptura e rixa. Para o secretário Williames Pimentel, “a população está mais consciente de que pode se divertir sem violência e parte disso é o resultado do trabalho dos nossos profissionais da saúde que tem realizado inúmeras atividades na área de educação e prevenção” disse o secretário.