Noite importante para o Judiciário brasileiro. Na sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, em Porto Velho, foi aberto, nesta quinta-feira (9), o 80º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. "Sediar esse encontro é o mais importante encargo para nós, em especial porque se reveste de alto significado para a comunidade jurídica e para a sociedade rondoniense", disse em seu discurso a desembargadora Zelite Andrade Carneiro, presidente do TJ RO.
Durante a cerimônia foi apresentado um vídeo institucional sobre a evolução e o alcance do trabalho do Judiciário de Rondônia. Depois da entrada dos desembargadores, acompanhados das bandeiras de seus estados, a presidência dos trabalhos foi passada ao desembargador Marcos Faver, que preside a Comissão Executiva do Colégio de Presidentes.
O desembargador, citando em seu discurso uma poesia de autoria da desembargadora Zelite Andrade, destacou o fato da realização desse importante evento para o Judiciário brasileiro ser realizado longe do "centro nervoso" do país. "Somos uma federação", disse o desembargador, que defendeu a interação e troca de experiências entre os tribunais da Justiça Estadual brasileira.
Já o ministro Gilmar Mendes, que acumula as presidências do Supremo Tribunal Federal (STF) e a do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conclamou os presidentes de tribunais para o cumprimento da Meta nº 2, do CNJ, que é julgar os processos judiciais de 1º e 2º graus distribuídos até 31 de dezembro de 2005, aprovada no II Encontro Nacional do Judiciário, em fevereiro deste ano.
Além dos presidentes de Tribunais de 18 estados brasileiros, também prestigiaram a cerimônia governador do Estado, Ivo Cassol, o deputado estadual Amauri dos Santos, representando a Assembléia Legislativa do Estado, a juíza Maria Cesarineide de Souza Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, o procurador-geral do Ministério Público do Estado, Ivanildo de Oliveira, o procurador-geral do Ministério Público Federal, Francisco Marinho, além de diversas outras autoridades civis e militares e diretores da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento.
Nesta sexta-feira (10), as reuniões do colégio acontecem na sede Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e à noite, os magistrados assistem à peça teatral "Bizarrus", encenada por egressos do Sistema Prisional de Rondônia, no Sest Senat.