PLENÁRIO - Michel Temer pretende votar PEC dos servidores de Rondônia em agosto

PLENÁRIO - Michel Temer pretende votar PEC dos servidores de Rondônia em agosto

PLENÁRIO - Michel Temer pretende votar PEC dos servidores de Rondônia em agosto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Câmara, Michel Temer, pretende incluir na pauta de votações do Plenário a PEC 483/05, que propõe a transposição de servidores do extinto Território Federal de Rondônia para o quadro da União. “Levarei a sugestão ao Colégio de Líderes e deveremos inserir a PEC na pauta já em agosto”, disse.

A declaração foi feita ontem durante reunião do presidente com representantes sindicais, acompanhados pelos deputados Eduardo Valverde (PT-RO), coordenador da bancada de Rondônia, e Mauro Nazif (PSB-RO) e, também, pela senadora Fátima Cleide (PT-RO).
Mauro Nazif lembrou que líderes partidários já declararam apoiar a PEC, que é uma proposta defendida por toda a bancada de Rondônia. “Não se trata de uma emenda importante apenas para os servidores, mas para o estado de Rondônia”, afirmou, ao acrescentar que uma das reivindicações é que as bancadas dos estados tenham o direito de apresentar pelo menos uma proposta ao Plenário por ano, com votação assegurada.
Valverde assinalou que o benefício já foi garantido aos servidores dos ex-Territórios Federais de Roraima e Amapá, hoje estados, após aprovação de emenda constitucional. “Já estivemos diversas vezes com os líderes e com presidentes que o antecederam”, observou.
Os representantes sindicais argumentaram que, com a aprovação da PEC, a Constituição concederá tratamento idêntico ao que já foi dispensado aos demais ex-territórios. Eles agradeceram a intervenção do presidente Temer e disseram acreditar na aprovação da proposta.
Se aprovado, o benefício previsto na PEC só valerá para os funcionários que serviam na época em que Rondônia foi transformada em estado (1981). A Lei Complementar 41/81, que criou o estado, previu que a União seria responsável, durante dez anos (até 1991), pelas despesas com servidores civis e militares do ex-território. Essa regra, porém, não foi aplicada aos ex-territórios de Roraima e Amapá, transformados em estados em 1988. Neles, o funcionalismo foi incorporado de forma permanente aos quadros da União.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS