Pela primeira vez, cirurgiões de Porto Velho realizam a videolaparoscopia, técnica moderna que consiste na realização da cirurgia de redução do aparelho digestivo com a utilização de minúscula câmera de vídeo, que permite que o médico observe o interior do corpo humano, sem necessidade de abri-lo.
As três cirurgias de videolaparoscopia foram realizadas no último mês de junho no Hospital da Unimed pela equipe do coloproctologista e cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Fábio Marques e Dr. Renato Roriz, com a presença de expoentes nomes da cirurgia digestiva nacional, Dr. Jéferson Diel (Florianópolis) e Dr. Andrey Carlo (São Paulo).
O Dr. Fábio Marques afirma que as maiores vantagens dessa cirurgia em relação a convencional são a recuperação mais rápida e o menor risco de infecções, além de ter um menor custo. “A cirurgia é feita toda com o auxilio do vídeo e dura em média 40 minutos a uma hora. Em dois dias o paciente já retorna para casa e em poucos dias o paciente retoma as atividades normais”, garante o especialista.
Nova técnica
Segundo o Dr. Marques, uma nova técnica conhecida como Notes (sigla em inglês) promete se torna uma revolução nas cirurgias convencionais, como a cirurgia digestiva. A novidade está no procedimento das chamadas cirurgias por orifícios naturais. Sem cortes, a cirurgia é realizada através da vagina, boca, uretra e ânus, os dois últimos casos ainda em fase experimental.
Na avaliação do especialista, que esteve em Fênix, Arizona, nos Estados Unidos, participando do Congresso da S.A.G.E.S, no mês de abril, as cirurgias por orifícios naturais podem vir a representar ganhos ainda maiores que o da laparoscopia. “O procedimento representa um passo à frente em relação à laparoscopia, hoje considerada a cirurgia menos agressiva e cada vez mais usada no centro cirúrgico. Em 48 horas, o paciente pode ir trabalhar”, avalia.
Ainda segundo Dr. Fábio, ele pretende lançar pela primeira vez para a região norte a técnica, ainda em 2009. “Até o final do ano, estaremos realizando em Porto Velho, no hospital da Unimed, a Notes para redução do aparelho digestivo. Seremos pioneiros”, diz ele.