Vendas no varejo caem 0,2% em Rondônia no mês de abril na comparação com março
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As vendas do varejo caíram 0,2% em abril na comparação com março, enquanto a receita nominal do setor subiu 0,2%, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o IBGE, o resultado indica uma estabilidade nas vendas em relação ao mês anterior.
Nos quatro primeiros meses do ano, o comércio varejista acumula crescimento de 4,5%, enquanto a receita subiu 10,6% no período. Nos últimos 12 meses, a expansão foi de 7,1%, enquanto a receita cresceu 13,4%.
Segmentos
O chamado comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos e materiais de construção, registrou recuo de 4% nas vendas em abril em relação ao mês anterior, enquanto a receita caiu 4,5%. O IBGE atribui o desempenho negativo justamente a esses dois setores extras, que tiveram vendas menores. Só duas das oito atividades do varejo cresceram na comparação entre abril e março. O grupo Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou crescimento de 0,8%, enquanto o grupo Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação registrou alta de 8,9% nas vendas.
As principais quedas foram registradas em Combustíveis e lubrificantes (-0,8%) e Tecidos, vestuário e calçados (-1,7%). As vendas cresceram em 16 Estados brasileiros em abril em relação a março, com os principais acréscimos em Alagoas (3,4%), Roraima (3,2%) e Sergipe (3%). Houve queda nas vendas em 11 Estados, entre eles Rondônia (-7,6%) e Tocantins (-2,1%).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!