FARO e FHEMEROM promovem campanha de Doação de Medula Óssea
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com intuito de aumentar o número de doadores de Medula Óssea, a FARO e a Fundação Hematológica de Rondônia – Banco de Sangue – FHEMEROM realizará no dia 28 de maio a partir das 08 às 18 horas, a Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea. Com o tema “Medula, seu cadastro pode salvar uma vida”,
A campanha acontece na FARO, de acordo com a Especialista
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o transplante é a única expectativa de cura para os portadores de Leucemias e outras doenças de sangue. A chance de encontrar um doador compatível é de um para mil se o doador for procurado no país de origem da parte de quem solicita de um transplante.
Para se tornar um doador é preciso ter a idade entre 18 e 55 anos com bom estado de saúde. Os interessados em fazer a doação devem comparecer munidos do documento de identificação. No local será preenchida uma ficha de cadastro e a equipe credenciada fará a coleta de 5ml de sangue para o exame de característica genética.
Feito isso o doador entra para o cadastro do Registro Nacional de doadores de Medula Óssea (REDOME). Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no sistema informatizado que realiza o contato com doador e os pacientes que necessitam do transplante. Caso seja identificada a compatibilidade com algum doente, o doador é chamado para exames complementares e para mobilizar o processo de doação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!