Entidades querem definições sobre a Conferência Nacional de Comunicação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Expirado no dia 30 de abril o prazo para a sociedade civil, empresariado e poder público indicarem seus representantes para a Comissão Nacional Organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, permanece indefinida a data do início dos seus trabalhos. A demora na convocação da primeira reunião da comissão preocupa os movimentos sociais, que prosseguem desenvolvendo ações para a preparação desse processo nos Estados.
A Conferência Nacional de Comunicação já está convocada oficialmente para o período de 1º a 3 de dezembro,
“Evidentemente, quanto mais demorarem as definições necessárias para a realização das diversas etapas, mais prejudicada fica a possibilidade de debater amplamente, com toda a sociedade, as políticas públicas para o setor de comunicação no País”, afirma o 1º vice-presidente da FENAJ e coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Celso Schröder. “Ainda não recebemos nenhuma informação oficial sobre o início dos trabalhos da Comissão Organizadora”, reclama.
Os movimentos sociais não pretendem ficar apenas em compasso de espera e continuam organizando ações preparatórias à Confecom. A Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação prepara seu 2º Seminário para o dia 23 de maio, das 8h30 às 18 horas, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla/Lavras). Constam da programação do evento os painéis Comunicação, liberdade de expressão e democracia, Comunicação dentro da lógica da responsabilidade social e formação da cidadania, e Instrumentos regulatórios necessários para a democratização da comunicação.
A Comissão Pró-Conferência Estadual de Comunicação do Amazonas, criada dia 28 de abril, durante a 1ª Plenária de Comunicação no Estado, voltou a reunir-se no dia 4 de maio, na sede do Sindicato dos Jornalistas. Foram constituídas quatro subcomissões para operacionalizar os trabalhos da Comissão Pró-Conferência e, além de ampliar a participação da sociedade civil organizada, a comissão buscará apoio do governo do Estado para a construção do processo de conferências municipais e estadual de Comunicação.
Uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Belém, no dia 5 de maio, debateu a ampliação do movimento sobre a Conferência Estadual de Comunicação no Pará. Há a perspectiva de realização de cinco conferências regionais preparatórias. Nesta semana, a comissão busca o apoio do governo do Estado ao processo.
O calendário de atividades nos Estados para os próximos dias inclui um Ciclo de Debates na Câmara Municipal de Campinas (SP) nos dias 16, 23 e 30 de maio (sábados), e duas atividades
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!