Proprietários de concessionárias de veículos estiveram reunidos com o governador Ivo Cassol na manhã desta segunda-feira (13) em seu gabinete, no Palácio Presidente Getúlio Vargas, a categoria busca junto ao governo a isenção do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – na aquisição de veículos novos. Segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de Concessionárias de Veículos (Sinveículos), César Payles, a Idéia é de que o governo isente 100% da taxa de recolhimento de IPVA no ato da compra, ou seja, no primeiro emplacamento. “Com isso, vai ser possível gerar maior renda e emprego para o Estado. Ao fazermos uma avaliação de mercado aqui em Rondônia constatamos uma perda significativa para outros estados que contam com essa isenção, a exemplo dos Estados do Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Amazonas. Para se ter uma idéia, os consumidores do Cone Sul de Rondônia preferem se deslocar para Mato Grosso para adquirirem seus veículos, pois lá existe essa isenção”, ressaltou César Payles. Para Cassol essa isenção é interessante desde que tal benefício seja repassado diretamente ao consumidor final e não somente aos cofres das concessionárias, caso contrário somente estaria gerando benefício aos empresários.
“A minha preocupação neste momento de crise, como já afirmei por diversas vezes, é de enxugar a máquina, conter e reduzir ao máximo os gastos para não comprometer a folha de pagamento, os recursos das obras que estão em andamento e as que estão dentro do cronograma de nossa gestão, mas não posso admitir de forma alguma que Rondônia perca tributos para outros estados, como vem ocorrendo com os veículos e máquinas que estão sendo utilizados nas obras das Usinas do Complexo do Madeira, que foram adquiridos e emplacados em outros estados, com isso não geram impostos para Rondônia, e isso é inadmissível. Ainda este mês enviarei uma equipe para fiscalizar esses veículos, que terão trinta dias para fazerem a transferência“, afirmou Cassol. A princípio o governador sugere que o imposto seja de 0,5% para motos e caminhões e de 1,5% para carros. Hoje o IPVA de veículos novos varia de 2% a 3% para carros, 1% para motocicletas e 1% para caminhões.
Também participaram da reunião os deputados estaduais, Valdivino Tucura e Tiziu Jidalias, que fazem parte do ramo de concessionárias. Cassol se reunirá com o Secretário de Estado de Finanças José Genaro para estudar a proposta. Uma nova reunião foi marcada para as 16:00 horas da tarde desta segunda-feira (13) no gabinete do Governador.