O Governo de Rondônia iniciou nesta segunda-feira (13) uma importante ação de saúde no Complexo Prisional de Porto Velho. Trata-se da “Busca Ativa de Casos de Tuberculose”, um trabalho que está sendo executado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) em parceria com a Coordenação Estadual de Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
De acordo com a gerente de Saúde Penitenciária da Sejus, Adriana Tibúrcio, os principais objetivos da operação é identificar os casos incidentes, reincidentes e resistentes da doença. “Estão sendo analisados todos aqueles que apresentam sinais de sintomas e comunicantes destes, com o fim de diminuir a incidência da enfermidade na Capital. Tudo está sendo feito conforme o protocolo do Ministério da Saúde”, explicou.
O secretário de Justiça, Gilvan Ferro, destacou a importância deste trabalho de prevenção em prol da saúde da massa carcerária. “Manter e zelar pela saúde do preso é uma das prerrogativas e exigências da Lei de Execuções Penais, e por isso, o governador Ivo Cassol e o vice João Cahulla exigem atenção especial nesta questão”, afirma.
Gilvan disse ainda que, de acordo com estatísticas do município, a incidência da doença tem crescido na cidade, o que leva o Estado a intensificar ainda mais as ações de prevenção. O chamado Teste Tuberculínico (PPD) estará sendo feito até esta terça-feira (14) nas penitenciárias Ênio dos Santos Pinheiro, Edvan Mariano Rosendo, Feminina, na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, no Centro de Detenção Provisória e Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro.