Reunião discute assinatura de termo de ajustamento para extração de cascalho no município

Reunião discute assinatura de termo de ajustamento para extração de cascalho no município

Reunião discute assinatura de termo de ajustamento para extração de cascalho no município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, Curador do Meio Ambiente, reuniu-se com o prefeito de Vilhena, José Luiz Rover, na quinta-feira (2/4), no prédio da Promotoria de Justiça, para discutir a possibilidade de o município em parceria com o Ministério Público e os órgãos ambientais competentes (Ibama e Sedam), por meio de assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), obter a liberação para a extração de cascalho.
 

A reunião ocorreu a pedido da administração pública municipal, diante da dificuldade em conseguir cascalho na execução dos trabalhos de infraestrutura do município, em razão do embargo nas diversas cascalheiras da cidade. O promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen explicou que, em que pese a urgência do caso, ante o fato do Governo do Estado de Rondônia ter colocado temporariamente a disposição da Prefeitura de Vilhena máquinas e equipamentos voltadas para a execução do Programa “Cidade Limpa”, a extração somente poderá ser feita em áreas não embargadas. A licença para a extração de minérios é obrigação indispensável, vez que a atividade é causadora de grande impacto ambiental.

 Ficou acordado que inicialmente será feito um levantamento por parte de técnicos do Ibama, Sedam e Semicam das possíveis áreas que poderão ser exploradas. Caso tais áreas não contenham a devida licença para tanto, caberá a Prefeitura Municipal ingressar com o pedido no órgão licenciador, sendo esta a prerrogativa do TAC a ser firmado.

Ressaltou-se a possibilidade de ser realizada a extração em área pública municipal, próxima ao lixão municipal, ocasião em que, se possível legalmente, o Município de Vilhena terá em contrapartida a obrigação de promover um trabalho destinado ao local do lixão, a ser posteriormente estudado.

 Ficou firmado ainda que, após o levantamento da área,  o TAC será celebrado entre o Ministério Público, Prefeitura Municipal de Vilhena, Ibama e Sedam conforme o que for previamente estabelecido. A data provável para assinatura do termo é na próxima segunda-feira (06/04) no prédio da Promotoria de Justiça de Vilhena.

O promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen salientou que, estando cientes os órgãos ambientais competentes, isto é, Ibama e Sedam, que figurarão como anuentes do TAC, caberá ao Ministério Público, como compromitente, a fiscalização do cumprimento do termo, sobretudo das obrigações assumidas pela compromissária Prefeitura de Vilhena.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Obras e de Indústria, Comercio e Meio Ambiente, Carlos Ricardo Goebel e Jacier Dias, o deputado estadual Luizinho Goebel; o superintendente do Ibama em Ji-Paraná, Alberto Paraguassú, acompanhado de técnicos e do chefe do Ibama de Vilhena, José Rodrigues Silva; a vereadora Eliane da Emater, o secretário Regional do Estado, Ilário Bodanese; e representantes da Sedam de Vilhena.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS