Confira pegadinhas de 1º de abril que viraram sucesso na web
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Histórias de mentira são moda no Google, que 'abriu' até base em Marte.
Outra empresa já anunciou lançamento de iPod com função barbeador.
As piadas, brincadeiras e histórias inventadas no dia 1º de abril já viraram tradição na internet e entraram na rotina dos fãs de tecnologia. Todos os anos, nesse dia, novidades absurdas dessa área são inventadas por empresas e internautas.
No ano passado, depois de mudar temporariamente o nome do Orkut para Yogurt e criar uma ferramenta para prever o futuro, a companhia celebrou o dia da mentira anunciando a criação de uma empresa em Marte. O post com a brincadeira foi assinado em nome de Richard Branson, presidente do grupo Virgin.
Pelo fato de ele ter se unido nesse empreendimento extraterrestre a Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores do Google, o nome da fictícia empresa marciana seria Virgle. Até um logotipo foi criado, unindo as identidades visuais das duas empresas.
Lua
Outro caso absurdo aconteceu em 2004, quando o Google divulgou que estava entrevistando funcionários para um centro de pesquisa que seria aberto na Lua, em 2007. “Essa oportunidade única só está disponível para indivíduos altamente qualificados dispostos a se realocar por um longo período de tempo e com boas condições físicas”, dizia o anúncio (veja aqui).
O fim da internet
Essa tinha que ter. Em uma sessão extraordinária, a Organização das Nações Unidas decidiu que a internet tinha de ser “fechada”. A decisão (foram 165 votos a favor, seis contra e uma abstenção) estaria ligada descontrole de informações, que estariam contribuindo para a desestabilização de diversos governos e membros de Estado.
Para beber
"Nossa missão no Google é organizar a informação do mundo para torná-la útil e acessível para nossos usuários”, escreveu a gigante de buscas ao anunciar o falso Google Gulp. Depois de beber a novidade, a eficiência de navegação on-line dos usuários aumentava, deixando-os mais inteligentes e com menos sede.
Barbeador musical
Uma empresa que vendia acessórios para iPod divulgou o PodShave, um acessório que levava o conceito de convergência ao extremo. Esse produto unia o popular tocador iPod a um aparelho de barbear, tornando a tarefa de extrair pêlos mais agradável. A empresa anunciou também a versão feminina do acessório: o PodShaveLady, em rosa.
Para o espaço
Em 2005, internautas espalharam a falsa notícia de que o então presidente dos EUA, George W. Bush, decretou o fim de programas com ônibus espaciais. “Não podemos encontrar qualquer justificativa para continuar um programa que não tem qualquer aplicação além de provar que, com dinheiro o suficiente, os EUA podem fazer qualquer coisa”, disse o falso Bush.
Torrado
A torradeira com sistema operacional Linux permite que os usuários naveguem na web durante o café da manhã. “A Ltoaster é uma aplicação multiuso que lhe ajuda a torrar pães, sem que você perca nem sequer um segundo em frente ao computador”, dizia o anúncio fictício do eletrodoméstico. Essa não deu para engolir.
Sorria
Em 2005, antes mesmo do Google Earth fazer sucesso, internautas espalharam que a empresa de buscas usaria o satélite “gSat” para capturar imagens da terra. Por isso, seria interessante que as pessoas saíssem de suas casas e acenassem em determinado horário, para que suas imagens fossem divulgadas em um site nos meses seguintes. Será que alguém caiu?
Mapeamento
Mais uma vez o satélite, um protagonista das pegadinhas de 1º de abril. Dessa vez, ele fez um mapeamento das áreas mais afetadas pelos spams (mensagens não-solicitadas). “Esse escaneamento foi possível graças a técnicas avançadas de radiação e detecção de partículas subatômicas, que identificam partículas emitidas por spams.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!