Operação “Cefaléia” da Receita Federal desmonta fraude na restituição do IR; Rondônia está entre estados investigados

Operação “Cefaléia” da Receita Federal desmonta fraude na restituição do IR; Rondônia está entre estados investigados

Operação “Cefaléia” da Receita Federal desmonta fraude na restituição do IR; Rondônia está entre estados investigados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma investigação da Delegacia da Receita Federal em Belém desarticulou um esquema fraudulento de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente a exercícios de 2003 a 2008. O esquema era formado com a participação de 40 servidores públicos das três esferas de poder, municipal, estadual e federal e tinha ramificações em São Paulo.

Denominada de “Cefaléia”, pela dor de cabeça que causará aos fraudadores do fisco, a investigação da Receita Federal do Brasil apurou que os participantes lesaram os cofres públicos em cerca de R$ 2.5 milhões, declarando despesas médicas falsas, pensões alimentícias de ficção, livros-caixa inexistentes, entre outras artimanhas.

Comportamentos que seguiam o mesmo padrão constituíram a senha que levou a Receita Federal a desencadear a investigação. Por exemplo: todas as declarações analisadas foram originadas por apenas um computador ligado à internet; todas foram retificadas com mudança de endereço para o mesmo domicílio fiscal, o estado São Paulo, e apresentavam significativo aumento da restituição.

Todos os integrantes do grupo investigado já foram intimados e ouvidos pela Receita Federal. Os que não conseguirem provar sua inocência serão obrigados a devolver o dinheiro à Receita, acrescido de juros Selic e multa de 150% sobre o valor restituído indevidamente. Eles também já perderam o benefício da retificação espontânea, que reduz o valor da multa. Além do que serão representados no Ministério Público Federal para responsabilização pelos crimes tributários e outros de ordem penal.

Durante o interrogatório, alguns servidores revelaram que a abordagem para fazer parte do esquema foi realizada em seus respectivos locais de trabalho por terceiros. Outros afirmaram que gastaram o dinheiro recebido(indevidamente) e agora precisam vender bens ou pedir empréstimos para honrar o débito com a Fazenda Nacional.

Outros grupos de contribuintes que apresentam indícios dessa prática fraudulenta serão fiscalizados pela Receita Federal ao longo de 2009.

Segundo o superintendente Esdras Esnarriaga Junior, a “Operação Cefaléia” também se estenderá aos demais estados que compõe a 2ª Região Fiscal, ou seja, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.

Corrigir o erro, retificando a declaração antes da abertura dos procedimentos de fiscalização da Receita Federal, é a melhor maneira de se evitar uma cefaléia tributária.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS