Ministério da Agricultura estuda linha de crédito para socorrer frigoríficos

Ministério da Agricultura estuda linha de crédito para socorrer frigoríficos

Ministério da Agricultura estuda linha de crédito para socorrer frigoríficos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério da Agricultura anunciou que o BNDES estuda uma linha de financiamento. Nesta segunda (23), o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que o ministério já tem as linhas de crédito gerais, tanto para exportação quanto para o capital de giro.

Pecuaristas, por outro lado, pedem um abatimento de 4% no ICMS para bois vivos. Segundo eles uma medida emergencial é necessária para se colocar no mercado um gado mais competitivo e favorecer o abate em outros estados, principalmente em São Paulo.

Es
ta semana, quatro grandes grupos de frigoríficos entraram com pedido de recuperação judicial. Eles concentram 15 unidades no Estado, com capacidade de abater mais de 15 mil cabeças, são também responsáveis pela geração de mais de 37 milhões de reais em impostos para Mato Grosso. Sem comprar o gado, deixam de movimentar mais de 4,2 bilhões de reais por ano

Um levantamento do Instituto Matogrossense de Agricultura (IMEA) também aponta que a maioria das unidades fica nas regiões nordeste e no resto do estado. Os pecuaristas também reclamam das dificuldades que tem para abater o gado. “Hoje,com os frigoríficos paralisado, o governo não está arrecadando nada. Se a gente colocar esse fluxo de animais para outos estados, o governo vai arrecadar mais, além do ganho social para a região”, diz Luciano Vaccari, superintendente da Acrimat.

A Secretaria de Fazenda de MT, no entanto, já descartou a possibilidade de redução no ICMS. “Queremos que o abate continue sendo feito dentro do estadode MT. Esse é um problema de crédito, é da alçada do Governo Federeal. O BNDES tem que abrir novas linhas e socorrer essas linhas frigoríficas. E não se financiarem através de mais reduções”, afirma Eder Morais, secretário de Fazenda de Mato Grosso. 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS