Os presidentes da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Denis Roberto Baú, e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL), Edson Gazoni, confirmaram participação total das duas entidades na campanha pela reinstalação da superintendência estadual do Banco do Brasil no Estado. O pedido de apoio partiu da direção do Sindicato dos Bancários de Rondônia (SEEB), ao entregar ofícios na última sexta-feira, dia 06, convocando a classe industrial e comercial para unir forças, já que ambas necessitam da viabilidade e rapidez nos trâmites oferecidos pelo banco.
De acordo com o presidente da Fiero, a iniciativa é mais do que propícia para o atual momento expansivo que Rondônia atravessa com a chegada de grandes investimentos ocasionados pela instalação das usinas do rio Madeira. “Com a superintendência estadual as decisões para a transição de investimentos no setor se tornará mais ágil, o que ajudará na consolidação do desenvolvimento econômico para Rondônia, hoje prejudicada com a subordinação a Mato Grosso”, enfatizou Roberto Baú.
Com a mesma linha de raciocínio, o presidente da CDL entende que com a superintendência longe do Estado, quem também perde são os lojistas porque encontram dificuldades em financiamentos para abrir ou implantar seus negócios. “É notório a dificuldade enfrentada pelos empresários de Rondônia, que dispõem dos recursos alocados pelo Banco para investimento no Estado a partir da divisão com o Mato Grosso que tem outra realidade econômica”, ponderou Gazoni.
Isso também ocorre pelo fato de que quem tem o poder de decisão não convive com a nossa realidade”, afirmou. Ele disse que os lojistas devem ser recíprocos à campanha e prometeu se reunir com empresários para apoiarem, inclusive na divulgação na Capital.
Na avaliação do presidente e diretor do SEEB, Cleiton dos Santos e José Toscano de Almeida, respectivamente, o apoio dessas entidades garantem não só benefícios às duas classes, mas a sociedade em geral rondoniense e também aos funcionários do banco.