O deputado Professor Dantas (PT) durante pronunciamento ontem na Assembléia Legislativa de Rondônia, pediu apoio da bancada federal rondoniense, no sentido de buscar um amplo entendimento com as direções do INCRA e IBAMA, no sentido de acalmar um grande contingente de pequenos agricultores, que hoje se encontram amedrontados diante da ameaça de expedição de multas exorbitantes por parte destes dois organismos.
Para o deputado Professor Dantas é preciso que seja desencadeada com urgência uma campanha de esclarecimento aos agricultores, uma vez, que muitos, diante dos comentários de aplicação de multas exorbitantes, estão manifestando desejo de vender suas propriedades.
Diante da gravidade do problema, o Professor Dantas encaminhou também ofício ao coordenador da bancada federal rondoniense no Congresso Nacional, deputado federal Eduardo Valverde, no sentido de mobilizar os demais parlamentares.
"Com o advento da Lei do Reflorestamento, as faltas de orientações de esclarecimentos e de informações têm trazido pânico aos proprietários rurais rondonienses, principalmente àqueles que são proprietários de áreas completamente desmatadas, muitas vezes até mesmo desmatadas por proprietários anteriores. Correm rumores que nas áreas rurais de que o INCRA e principalmente o IBAMA irão aplicar multas vultuosas nas propriedades rurais", declarou.
Ao concluir, destacou o Professor Dantas que a questão é mesmo preocupante, pois, "o medo de tais medidas punitivas tem levado aos nossos agricultores a cogitarem as vendas de suas terras até mesmo por preços graciosos, com a única finalidade de escaparem de uma possível medida punitiva por parte de órgãos governamentais.