Unir é contemplada com o PET-Saúde

Unir é contemplada com o PET-Saúde

Unir é contemplada com o PET-Saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Programa atenderá Unidades de Saúde da Família dos bairros Esperança da Comunidade, Pedacinho de Chão, Aponiã e Socialista.
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi contemplada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde), dos Ministérios da Educação e da Saúde. O resultado foi publicado no início deste mês, no Diário Oficial da União.
O Pet-Saúde, segundo a coordenadora geral do projeto na Unir, professora Ana Lúcia Escobar, é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial para atuar na estratégia de saúde da família.
O programa caracteriza-se como instrumento para desenvolver atividades de aperfeiçoamento e especialização em serviço, como também de iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, respectivamente, aos profissionais e aos estudantes da área da saúde, segundo as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Rondônia, o Pet-Saúde será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho.
A professora Ana diz que o programa tem como público-alvo a comunidade das Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Esperança da Comunidade, Pedacinho de Chão, Aponiã e Socialista.
Sessenta alunos dos cursos de graduação em educação física, enfermagem, psicologia e medicina da Unir atuarão como monitores do Pet-Saúde junto com tutores, que são professores, e preceptores da Semusa. No total, cerca de 95 profissionais estarão envolvidos no seu desenvolvimento.
A coordenadora explica que os tutores utilizarão a ferramenta do planejamento participativo no desenvolvimento das atividades do programa. “Haverá um tutor em cada USF, que trabalhará com seus respectivos preceptores e monitores dos cursos de educação física, enfermagem, psicologia e medicina”, diz.
Os monitores serão inseridos nas equipes de saúde das USF e cada grupo tutorial terá a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros através de vivências, reflexões e discussões em um clima de informalidade e cooperação, favorecendo assim a integração ensino/serviço, a educação permanente em serviço e o trabalho em equipe.
A professora Ana destaca que com o Pet-Saúde será possível consolidar a formação dos estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Medicina na atenção básica. “O Pet-Saúde representa, ainda, um avanço para a consolidação do SUS, uma vez que valoriza a integração ensino-serviço, a humanização da assistência e a ampliação da concepção e prática da integralidade”, finaliza.
Além da professora Ana Escobar, o projeto tem também a participação das professoras Kátia Fernanda Alves Moreira e Maria Inês Ferreira de Miranda, do Departamento de Enfermagem, dos professores José Odair Ferrari e Janne Cavalcante Monteiro, do Departamento de Medicina, e da professora Ivete de Aquino Freire, do Departamento de Educação Física.
Em todo o Brasil, cerca 60 instituições de ensino superior foram selecionadas pelo programa. Na região Norte, a Unir e as Universidades Federais do Pará (UFPA), de Roraima (UFRR) e do Estado do Pará (UEPA) tiveram propostas aprovadas.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS