Policlínica Oswaldo Cruz com novo plano de ação

Policlínica Oswaldo Cruz com novo plano de ação

Policlínica Oswaldo Cruz com novo plano de ação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A Policlínica Estadual Oswaldo Cruz – POC é um centro de referência em consultas eletivas. Ela é responsável em atender a demanda de pacientes que não encontram especialistas nos 52 municípios. A média mensal foi de mais de 8.700 serviços médicos. De acordo com o diretor da Policlínica, Daniel Thomaz, vários planos de ações já começam a ser implantados para 2009. 
Daniel ressalta que a POC não é um centro de atendimento de urgência e emergência. Sua função é oferecer consultas especializadas. Os atendimentos de urgência e emergência devem ser encaminhados pelos municípios, sem agendamento, para o Hospital e Pronto Socorro Estadual João Paulo II.
A equipe POC é formada por 110 médicos em 27 especialidades, entre elas oftalmologista, neurologista, cardiologia, ortopedia, etc. A unidade realiza aproximadamente 400 consultas por dia, sem contar com atendimentos de programas, como DST/AIDS e outros.
Nos horário da tarde estão disponíveis várias especialidades para marcação de consulta como: cirurgia plástica, dermatologista, obesidade, cardiopediatria entre outros atendimentos. Segundo a direção, o fluxo de pessoas é maior no horário matutino e pela tarde a situação fica tranqüila e sobram vagas para o atendimento médico.
Filas e demora no atendimento
A direção informa afirma, que para minimizar o problema da demora e das filas os municípios precisam encaminhar os pacientes com o agendamento. Quase a totalidade dos serviços prestados pela POC são feitos sem a obrigatória marcação prévia. Os municípios encaminham diretamente, sem agendamento. Esse fator faz com que muitas pessoas sejam obrigadas a realizar um serviço que deveria ser efetuado pelas secretarias municipais de saúde. Quando o paciente chega até a POC com a consulta previamente marcada, ele tem em mãos, o dia e o horário do atendimento, não enfrentando filas, nem transtornos.
“A policlínica apenas marcará consultas mediante a encaminhamento médico em impresso próprio e com a especialidade e os exames necessários. O encaminhamento é emitido pelo município de origem, através de atendimento dos Postos de Saúde. Esse procedimento é uma determinação pactuada entre os governos federal e estadual e as prefeituras”, explicou Daniel Thomaz, diretor da POC.
As especialidades médicas que a POC abrange estão alergologia, cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, infectologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, geriatria, hematologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e pediatria. Ainda integrados à todas estas especialidades médicas estão as outras áreas afins na saúde, como: fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, odontologia e assistência social.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS