Profissionais de Rondônia e Acre participam da implantação do Sistema Mediador
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Federação Interestadual dos Trabalhadores das Indústrias nos Estados de Rondônia e Acre vai reunir a categoria no próximo dia 30, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia (Sinjur) para discutir a implantação definitiva do Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O sistema possibilita que o trabalhador e o empregador, por meio da internet, tenham acesso direto ao conteúdo das negociações coletivas de suas respectivas categorias, a exemplo dos benefícios acertados entre as partes e o reajuste definido.
Trata-se de um serviço de consulta que ainda não foi implantado em Rondônia e no Acre, mas que irá trazer avanços para o setor. A reunião envolvendo as categorias dos dois Estados vai contar com a participação do secretário de Relações do Trabalho do MTE, Luiz Antônio de Medeiros, considerado como uma das principais personalidades da história do movimento sindical no Brasil.
Oportunidade
Na oportunidade ele ministrará palestra sobre a resolução 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essa norma que está relacionada à Portaria 186 e estabelece negociação coletiva do trabalho para servidores públicos.
- Medeiros é o representante do Ministério do Trabalho que, por todo o seu histórico de luta, possibilita uma identificação com os sindicalistas e uma maior compreensão das questões inerentes aos trabalhadores e suas respectivas categorias, destaca o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Rondônia, Itamar Ferreira. Para ele, o encontro com Luiz Antônio de Medeiros é de elevada importância para o movimento sindical dos dois Estados.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!