Aumentam as denúncias de agressão contra mulher; Rondônia é o estado que menos registra denúncia

Aumentam as denúncias de agressão contra mulher; Rondônia é o estado que menos registra denúncia

Aumentam as denúncias de agressão contra mulher; Rondônia é o estado que menos registra denúncia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O número de denúncias de violência contra a mulher aumentou 22,3% em 2008 em relação ao ano anterior. O balanço, divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, mostrou que de um total de 269.977 atendimentos feitos pelo Ligue 180 - que recebe denúncias e orienta sobre os direitos da mulher - 24.523 telefonemas foram para relatar situações de agressão, enquanto em 2007 foram 20.050.
Segundo o balanço, 64,9% das denúncias foram feitas por mulheres que informaram sofrer agressões diariamente e outras 16,1% são alvo toda semana de destratos. Os dados também mostram que a maior parte das agressões, 63,2%, são praticadas pelos companheiros e em 57,2% dos casos os agressores estavam bêbados ou eram usuários de drogas.
A partir do levantamento também foi possível traçar um perfil das vítimas que, em sua maioria, são mulheres negras (39,2%), entre 20 anos e 40 anos (53,2%), casadas (24,8%) e que cursaram parte do ensino fundamental (33,3%). Distrito Federal, São Paulo, Goiás e Rio lideram o ranking das denúncias de maus tratos. Piauí, Amazonas e Rondônia são os que menos registraram denúncias.
O número geral de atendimentos também aumentou em quase 32%, passando de 204.978 para 269.977. Deste total, 140.075 ligações foram para prestar esclarecimento sobre como proceder em casos de violência doméstica ou para dar informações sobre a Lei Maria da Penha, de 2007, que pune com mais rigidez os agressores de mulheres. Outros 102.146 telefonemas pediam indicação de serviços de atendimento específico, como a localização de postos de saúde que ajudem vítimas de abuso sexual ou endereço de delegacias da mulher.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS