Duas empresas de Rolim de Moura e uma de Porto Velho foram as vencedoras do Prêmio de Qualidade e Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas MPE Brasil Etapa Estadual de Rondônia, ciclo de 2008. A Metalúrgica e Vidraçaria Faz com Ferro e Rondônia Bonés, ambas de Rolim de Moura, foram as vencedoras na categoria Indústria. Na categoria Serviços, a Granero Transportes Rodoviário de Mudanças, foi a vencedora pelo segundo ano consecutivo.
O reconhecimento das empresas vencedoras aconteceu durante um jantar na Boutique Gelada, em Porto Velho, no último sábado, com a presença de autoridades do Estado e empresários de MPE de vários segmentos.
No ciclo de 2008, segundo a secretária executiva do Prêmio MPE Brasil, Juciana Ribeiro, um total de 72 empresas foram inscritas e 9 classificadas.
Na categoria Comércio, a Rondonorte Auto Peças, com sede em Pimenta Bueno; Comercial As Meninas, com sede em Porto Velho, Polpas Cristal, também de Porto Velho.
Na categoria Indústria, a empresa Aços Gunter, com sede em Porto Velho; Só Carimbos e Brindes, de Rolim de Moura e as vencedoras, Rondônia Bonés e Metalúrgica e Vidraçaria Faz com Ferro, empresa que foi a campeã no ano passado.
Na categoria Serviços foram inscritas uma agência de publicidade e Granero Transportes, ambas de Porto Velho, vencendo a disputa por qualidade a empresa de transportes. Por terem vencido por duas vezes, a Granero e Metalúrgica e Vidraçaria Faz com Ferro não vão poder participar do prêmio no ano que vem.
O que é o PRQ
O Programa Rondônia de Qualidade (PRQ) é um movimento da sociedade civil organizada, lançado em 10 de julho de 2004 e através dele foi criado o prêmio de qualidade e competitividade que tem abrangência nos 52 municípios de Rondônia, atuando diretamente ou através de instituições parceiras.
O prêmio, segundo o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, que fez a abertura da solenidade de premiação, possui o objetivo de gestionar junto às lideranças do setor público, empresarial e instituições do terceiro setor para implantação de ações voltadas a qualidade, competitividade e trabalho voluntário.
"O prêmio MPE Brasil é um reconhecimento às micro e pequenas empresas cuja atuação sirva de referência no esforço de mobilização para a melhoria da competitividade no segmento, avaliando empreendedorismo; gestão pela qualidade e resultados, abrangendo as categorias, indústria, comércio, serviços educação, serviços turismo, serviços inovação tecnológica, outros serviços e agronegócio", disse o superintendente, agradecendo o apoio irrestrito que o prêmio tem recebido dos parceiros, especialmente do Banco da Amazônia.
Ação contínua
O diretor superintendente regional do Banco da Amazônia, Wilson Evaristo, parabenizou não só as empresas classificadas, mas também as que se inscreveram para o Prêmio MPE Brasil. Ele frisou que a partir do momento em que a empresa se inscreve é porque já está buscando melhorar a qualidade do serviço oferecido e buscado estar apta para a competitividade.
O superintendente também agradeceu o apoio do Conselho Deliberativo do Sebrae, o trabalho desenvolvido pela Diretoria Executiva ao longo dos 7 anos em que faz parte do Conselho garantiu que o Banco da Amazônia vai continuar sendo um dos maiores apoiadores das políticas públicas em Rondônia