Estado investe mais de dois milhões na nova fase do Programa Pintando a Liberdade na Casa de Detenção de Porto Velho

Estado investe mais de dois milhões na nova fase do Programa Pintando a Liberdade na Casa de Detenção de Porto Velho

Estado investe mais de dois milhões na nova fase do Programa Pintando a Liberdade na Casa de Detenção de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 No início desta semana o Governo de Rondônia implantou na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, em Porto Velho, uma célula do Programa Pintando a Liberdade (PPL), onde os apenados já estão realizando a costura de bolas esportivas.

De acordo com o coordenador do PPL na Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), o agente penitenciário Cláudio Franklin, 10 reeducandos estão participando nesta 1ª etapa. "Estes serão os multiplicadores dentro da Casa de Detenção, onde temos a previsão de costurar 15 mil bolas somente neste primeiro período", informou.

À convite do Ministério da Justiça, Franklin participou recentemente da implantação do PPL na Penitenciária Federal de Campo Grande, devido à credibilidade conquistada no trabalho que vem sendo realizado em quase 10 anos no estado.
 
O coordenador relatou ainda que os beneficiados serão devidamente remunerados por produção, sendo R$ 3,00 por bola costurada. Além disso, um Auxiliar de Oficina ganhará um salário mínimo e o Mestre de Oficina, R$ 550,00. Há também o benefício da remissão de pena, com a redução de um dia na prisão a cada três dias trabalhados.
 
"A Fábrica de Bolas que funciona ao lado na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro já está produzindo o material para ser costurado na Casa de Detenção. Nossa intenção é que este trabalho seja contínuo e permanente", destacou Cláudio Franklin.
 
Mais um ano
 
A fabricação de bolas e costura de redes esportivas deverá continuar em 2009 no Sistema Penitenciário de Rondônia, garante o coordenador. "A previsão é de 1 milhão e 200 mil reais a serem destinados com a renovação do convênio com o Governo Federal. Entretanto, esse valor pode ser ainda maior", esclarece.
 
Segundo ele, o Ateliê de Costura que funciona dentro da Fábrica com mão-de-obra apenada, estará em Janeiro produzindo uniformes que serão entregues gratuitamente para os agentes penitenciários. Os recursos e material para esta produção serão todos fornecidos pelo Estado.
 
Com a renovação do convênio, as reeducandas da Penitenciária Feminina também irão continuar na costura das redes, e com isso assegurar o benefício da remissão de pena.

Mais de 3 mil presos de Rondônia já foram beneficiados pelo Projeto, trabalho este que contribui com o incentivo do esporte nas escolas e instituições sociais que recebem este material.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS