Programa Estadual de Recuperação de Matas Ciliares vai iniciar em Colorado do Oeste, conforme anunciou o secretário do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Brito, nesta semana na Sedam Itinerante realizada no município. O plano do Governo do Estado é ajudar os produtores rurais da região a recuperar as áreas de preservação permanente que estão em grande parte desflorestadas e atender as exigências do Termo de Acordo de Conduta (TAC) para reposição de matas no local. Cerca de 120 pessoas participaram do evento na câmara dos vereadores.
De acordo com Brito, serão feito investimentos imediatos para aumentar a capacidade do viveiro e parcerias para desenvolver o projeto na cidade. “Colorado D’Oeste foi escolhido para o início do programa também porque já tem um projeto em andamento, mas vamos melhorar e revitalizá-lo”.
Para o produtor rural Walfrido Leite, a ação da “Sedam Itinerante” foi importante para esclarecer dúvidas sobre licença ambiental e ajudar os produtores na recuperação de APPs. “Esta ação imediata e prática veio nos orientar como agir e proceder nas questões que causavam muitas dúvidas entre a gente, principalmente sobre a recuperação de mata ciliar que nos preocupava muito devido a falta de condição financeira para reparar a área”.
A recuperação das matas ciliares dos rios rondonienses começa a ser realizada nos próximos meses. Segundo Brito, foi feito um mapeamento nos 52 municípios para conhecer os rios que necessitam recuperar matas e em quais serão realizados “o maior projeto de reflorestamento do Estado de Rondônia”.
A ‘Sedam Itinerante’ de Colorado contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ronaldo Mota; do Presidente da Câmara Municipal Rudi Naue; do Secretário de Governo no Cone Sul, Ilário Bodanesi; do Prefeito eleito Anedino Carlos Pereira; do representante da Emater, Valter João da Silva; da secretária municipal de Planejamento Suely Magalhães e do representante do Sindicato dos Produtores Rurais, Domerviro Gomes.