Produção agroecológica será tema de curso em Rondônia

Produção agroecológica será tema de curso em Rondônia

Produção agroecológica será tema de curso em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na semana de 03 a 07 de novembro, pesquisadores, agricultores familiares e técnicos participarão do curso “Formação de agentes de pesquisa em agroecologia”. O curso promovido pela Embrapa Rondônia e pelo Projeto Padre Ezequiel e acontece na Casa do Produtor em Ji-Paraná/RO, com a parceria das Unidades da Embrapa Clima Temperado, Embrapa Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, Comissão Pastoral da Terra, Projeto Terra Sem Males, MST e Ceplac. 

 
De segunda a quarta-feira, serão repassadas pelos pesquisadores da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Lírio Reicher e Carlos Alberto Medeiros, informações relacionadas ao processo metodológico sobre a sistematização de experiências com um enfoque em agroecologia, além de uma breve abordagem das experiências já sistematizadas pela EMATER/RS-ASCAR. Também serão tratados, durante esta capacitação, aspectos sobre metodologia de “Diagnósticos”, mostrando questionários para se fazer o diagnóstico. Lírio Reicher explica que também fará um resgate das tecnologias que foram trabalhadas por projetos em pesquisa participativa da Embrapa, como os resultados do “Projeto RS RURAL” e do  “Projeto Rede de Referência”.
 
Nos dois últimos dias, a capacitação será ministrada pelo pesquisador Cláudio Bruschinelli, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), que abordará sobre a construção e utilização de indicadores de sustentabilidade como ferramenta para avaliação de impactos sócio-ambientais da produção de base ecológica.
Além da parte teórica, estão programadas visitas a áreas de produtores, em Mirante da Serra e Vale do Paraíso, para que os participantes possam treinar o que viram na teoria.
 
Este curso é uma das ações do projeto "Alternativas Agroecológicas para a Agricultura Familiar Sustentável em Rondônia", coordenado pelo pesquisador José Orestes Merola, da Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 


De acordo com Orestes, esta capacitação é a primeira ação do projeto que teve início neste semestre e que tem o prazo de três anos de execução. Com este projeto, a Embrapa juntamente com os demais parceiros, pretende, mediante a identificação e sistematização de técnicas e experiências agroecológicas, tomando por base agricultores familiares do Projeto Padre Ezequiel, Mirante da Serra e Vale do Paraíso validar de forma participativa tecnologias alternativas de produção animal e vegetal com enfoque agroecológico para a agricultura familiar em Rondônia. Orestes enfatiza que os agricultores familiares, principais beneficiários desse projeto, estarão envolvidos diretamente no processo de elaboração, pesquisa e desenvolvimento, respeitando-se, no entanto, as especificidades metodológicas e o grau de interação entre os técnicos e agricultores. Deste modo, os agricultores familiares serão atores integrantes do projeto, participando das tomadas de decisões e execução de atividades em igualdade com técnicos e pesquisadores.

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS