Sentido da avenida Calama muda nesse sábado (25); moradores e empresários mobilizam comunidade para impedir mudança

Sentido da avenida Calama muda nesse sábado (25); moradores e empresários mobilizam comunidade para impedir mudança

Sentido da avenida Calama muda nesse sábado (25); moradores e empresários mobilizam comunidade para impedir mudança

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir de sábado (25) a avenida Calama será via de mão única, sentido bairro/centro, entre as ruas Silas Shockness e a avenida Rio Madeira, conforme determinação da Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN), informou a secretária titular Fernanda Moreira a reportagem do Rondoniaovivo.com. Porém essa medida que deverá beneficiar o tráfego aos arredores do Shopping Porto Velho, segundo uma comissão de moradores e empresários daquele setor, foi tomada a revelia da comunidade, podendo ocasionar prejuízos.
Segundo a secretária a mudança será feita para que consiga mais fluidez de trânsito no perímetro determinado. O semáforo do cruzamento da avenida Rio Madeira com a Calama, que antes era de quatro tempos, vai ser de três, já a avenida Guaporé, que tem mão dupla, permanece.
Sobre a mobilização de moradores e empresários que se queixaram da falta de comunicação por parte da Prefeitura do projeto de mudança, Fernanda Moreira disse que já havia conversado com os comerciantes, falando da mudança e que após a inauguração do Shopping serão abertas novas ruas para facilitar o acesso, sem que com isso ocorra qualquer prejuízo naquela área.
O ônibus de linha que antes passava pela Calama mudará o itinerário, tomando a avenida Pinheiro Machado para completar sua rota. A partir dessa quarta-feira (22) a Prefeitura, através da SEMTRAN, fará a entrega de material de divulgação sobre as mudança que ocorrerá na avenida Calama. O material será divulgado no interior de ônibus, nas ruas, nos comércios e até para a imprensa.
MINISTÉRIO PÚBLICO
Uma denúncia foi protocolada na segunda-feira (20) por uma comissão de moradores e empresários da avenida Calama no Ministério Público do Estado, solicitando o embargo do projeto de mão única na via pública, pois para os moradores e comerciantes este projeto deve ser adiado para que possa haver um diálogo com a população através de audiência pública com a apresentação técnica e justificável para tal decisão. Em vista disso desde a manhã de terça-feira (21) os comerciantes da avenida Calama realizam protesto com faixas preta na fachada dos comércios, simbolizando o descontentamento com o posicionamento da SEMTRAN.
Segundo um morador da região, João Bosco da Silva, o Ministério Público do Estado intimou a representante da Secretaria para prestar mais esclarecimentos sobre esse projeto e detalhes técnicos sobre a mudança do sentido da avenida Calama.
 
No entanto, em contato com a Assessoria de Comunicação do MPE, o Rondoniaovivo.com foi informado que na verdade não houve intimação, mas o promotor Átila Augusto da Silva Sales, da Promotoria de Meio Ambiente, enviou um ofício de comunicação para a SEMTRAN solicitando as informações técnicas sobre o projeto.
 
EVENTO
 
João Bosco disse que desde terça-feira (22) os moradores e empresários realizam um evento para orientar à todos sobre as conseqüências da mudança do sentido da Calama, denominado de “seminário informativo”, a ação tem início às 19h30 em um colégio particular próximo ao Conjunto 22 de Dezembro.
 
De acordo ainda com o morador o seminário serve para informar a comunidade sobre os impactos de econômicos para os empresários e comerciantes e de transporte para os moradores da zona Leste. Durante o período que antecede a mudança do sentido da avenida Calama, haverá mobilizações e manifestações em todo aquele trecho, motivado por moradores e empresários que não se conformam com a mudança.
 
PERCURSOS
 
A equipe de reportagem do Rondoniaovivo.com percorreu as avenidas Pinheiro Machado, no sentido centro/bairro e a Calama, sentido bairro/centro, para saber se o trajeto proposto pela Secretaria Municipal de Trânsito, na mudança dos sentidos das avenidas será compensatória para a comunidade da zona Leste, que integra bairros como Aponiã, 04 de Janeiro, Guajará e Flodoaldo Pontes Pinto, e se a trafegabilidade das duas vias – principalmente da Pinheiro Machado - possibilita acesso viável para a comunidade.
 
No percurso iniciado – sentido centro/bairro - pela avenida Pinheiro Machado, a partir da Gov. Jorge Teixeira (BR 319) foi observado o primeiro obstáculo, o acostamento central da Jorge Teixeira, após sobrepor o acostamento através do retorno, segue-se em frente e depois de duas quadras ocorre uma parada no trajeto no cruzamento com a avenida Buenos Aires – onde se encontra a Maternidade Municipal -, pois é necessário fazer um desvio, pois a avenida é interrompida, entra-se então na avenida José Vieira Caúla e segue até a rua Chile, no bairro Embratel, entretanto, é impossível seguir entre as ruas Buenos Aires, Venezuela e Nicarágua devido o número de casas que se encontram dispostas no local onde deveria prosseguir a avenida Pinheiro Machado.
 
A partir da retomada na rua Chile entra novamente na Pinheiro Machado prosseguindo até depois da avenida Mamoré, totalizando 5 quilômetros de asfalto e 800 metros de rua encascalhada, o seu término é no bairro Teixeirão.
 
No retorno – sentido bairro/centro – seguindo pela avenida Calama, tendo como ponto de partida a avenida Mamoré, a grande dificuldade para os condutores de veículos são os ônibus, pois a avenida é muito estreita e as calçadas ficam muito perto da via. Nesse percurso foi registrado 4 quilômetros e 400 metros.
 
Nos dois trajetos, a dificuldade de acessibilidade se encontra na avenida Pinheiro Machado, que ainda não possui uma via satisfatória para acesso ao perímetro que comporta os moradores da avenida Calama – e que até sexta-feira (24) poderão utilizar essa via como mão dupla.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS