Mais uma escola de Rondônia vai receber Prêmio nacional em São Paulo

Mais uma escola de Rondônia vai receber Prêmio nacional em São Paulo

Mais uma escola de Rondônia vai receber Prêmio nacional em São Paulo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Beatriz Ferreira da Silva, do município de Ji-Paraná, professora Ivanete Gomes Moreira, vai receber na noite da próxima segunda-feira (20), em São Paulo, o ‘Prêmio Minha Comunidade Sustentável’, promovido pela Revista Carta na Escola (da Carta Capital), em parceria com a Organização Não-Governamental Ação Educativa. O evento, que contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, será realizado no Espaço Rosa Rosarvm, em Pinheiros, paralelamente à premiação “As Empresas Mais Admiradas no Brasil”, da Revista Carta Capital com a TNS InterScience.
 
A professora Ivanete irá representando o professor José Amaro Garcia Gomes, coordenador do projeto “Proteção e valorização dos buritizais do bairro Primavera” premiado juntamente com o de outras nove escolas, entre elas uma do Acre e outra do Tocantins. José Amaro, que é professor de geografia, não pode ir receber a premiação porque se recupera de um acidente.
 
A vice-diretora da escola vencedora de Rondônia explicou que o projeto desenvolvido por José Amaro receberá investimentos de R$ 10 mil, no período de fevereiro a julho de 2009. Antes, a partir da próxima semana, acontecerão oficinas de capacitação, a princípio para 20 pessoas, com vistas à conscientização sobre a importância do buriti, espécie de palmeira, cujo fruto é rico em vitamina “A”.
 
“A intenção é incentivar a preservação, o plantio, bem como, orientar para a forma de extração e o uso correto, que inclui o aproveitamento da polpa para sucos, doces e óleos, enquanto a casca pode ser utilizada junto ao papel reciclável”, explicou a professora, ressaltando que o foco do projeto são os buritizais do Parque Municipal Ecológico e os existentes nos quintais ou proximidade das residências dos cerca de 686 alunos da escola.
 
Ainda de acordo com Ivanete Moreira, as oficinas têm como público alvo, prioritariamente, as merendeiras, para que utilizem o buriti como ingrediente na alimentação dos alunos, além dos internos do Centro do Idoso do município.
 
Em nome do Governo do Estado, a secretária de Educação, professora Marli Cahulla, parabenizou a todos da escola, especialmente o idealizador do projeto, professor José Amaro, por colocar Rondônia em destaque na mídia nacional de forma positiva, confirmando dessa forma o processo de melhoria por que passa a educação da rede estadual. “São iniciativas como esta que estimulam a aprendizagem do aluno, que não fica limitado à escola, considerando que terá que trabalhar junto à comunidade, começando pelos pais, orientando sobre a importância do buriti, suas funções e uso correto”, destacou a secretária.
 
Antes da entrega da premiação, a Revista Carta na Escola realizará reunião de trabalho no hotel onde ficarão hospedados também os representantes das escolas de Charqueadas (RS), Crateús (CE), Nova Friburgo (RJ), Nova Guarita (MT), Porto Nacional (TO), Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Três Corações (MG) e Vera Cruz (RN).
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS