O governador Ivo Cassol recebeu nesta quarta-feira (15) para um café da manhã a diretoria do Consórcio Energia Sustentável do Brasil, empresa concessionária responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, que tem como líder o grupo Suez Energy. A visita teve como objetivo estreitar relações entre a empresa e o Governo do Estado. O vice-governador João Cahulla e o deputado federal Moreira Mendes também acompanharam a conversa.
Para o chefe executivo da Suez Energy no Brasil, Maurício Stolle Bähr, a parceria com a administração estadual é de fundamental importância, já que a concessão da usina terá a duração de 35 anos. “Esperamos que a parceira seja mantida durante muitos anos”, aposta.
O governador Cassol solicitou dos empresários que a compra de veículos e emplacamento seja realizada em Rondônia, para que os impostos sejam tributados no estado, gerando mais receita e arrecadação. Ele pediu ainda que havendo necessidade de terceirização, que o grupo dê preferência para a contratação de empresas locais. “Precisamos valorizar os empreendedores existentes no estado”, afirmou.
Cassol cobrou ainda os projetos de investimentos no estado e a realização de termos de cooperação entre o grupo e a administração estadual para investimentos na área da educação, saúde, segurança pública. “Os recursos advindo das parcerias serão utilizados para dotar de infra-estrutura o distrito de Jaci-Paraná e a capital”, concluiu.
A Energia Sustentável do Brasil realiza nesta quarta-feira reunião pública para elucidar as dúvidas da população sobre o projeto de alteração do eixo do barramento da usina de Jirau. A reunião será coordenada pelo Ibama, com a presença do presidente Roberto Messias.