Audiência pública na Câmara Municipal da capital discute trafegabilidade da avenida Calama - Veja vídeo

Audiência pública na Câmara Municipal da capital discute trafegabilidade da avenida Calama - Veja vídeo

Audiência pública na Câmara Municipal da capital discute trafegabilidade da avenida Calama - Veja vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Empresários da avenida Calama, zona Norte de Porto Velho, se reuniram na Câmara Municipal com o vereador Mário Jorge (PDT) e com a secretária municipal de trânsito, Fernanda Moreira da Silva, com o objetivo de discutir a situação daquela via – a principal de acesso para moradores dos bairros Apuniã, Flodoaldo Pontes Pinto, 04 de Janeiro e Guajará -.

Na audiência foi apresentado o projeto de trafegabilidade daquela via pública - que poderá ser via de mão-única -, entretanto o projeto foi implantado por conta de vários empreendimentos no setor e o local já apresenta uma certa saturação na questão do trânsito, causando transtorno para motoristas e pedestres. A partir daí surgiu a idéia de apresentar o projeto mais específico para melhorar a questão do tráfego e garantir a mobilidade na Calama.
“Porto Velho já passou por isso antes, exemplo foi mudança da avenida Calama entre os trechos da avenida Governador Jorge Teixeira até a zona Central, a mudança também da avenida Amazonas onde, hoje, ela está toda recomposta”, disse a Fernanda.
A secretária também ressaltou que não acredita no impacto relacionado à queda da economia para os empresários que trabalham na região, pois, segundo ela, Porto Velho passa por uma perspectiva de crescimento e que tudo é somente questão de adaptação. No projeto a avenida Calama teria uma via mão única do bairro para o centro, sendo que o acesso através da região central seria pela avenida Pinheiro Machado a partir da Jorge Teixeira. Só que trechos da Pinheiro Machados ainda faltam ser completadas em sua extensão até a região da zona Leste.
VEREADOR SOLICITA
O vereador Mário Jorge disse em entrevista ao Rondoniaovivo.com que junto com os empresários convidou a secretária e sua equipe para apresentar o projeto e informar à todos sobre o sistema de trafegabilidade que comportará a avenida Calama, pois de acordo com o vereador a comunidade e os comerciantes devem ser ouvidos para serem atendidas suas reivindicações. “Não se pode fazer um projeto alienado da forma que está sendo este”, ressaltou Mário Jorge.
Segundo o vereador com a projeção de mudança na trafegabilidade da avenida o comércio sofrerá grandes abalos, pois será “mão única”, no sentido bairro/centro e com isso também criará dificuldades no retorno dos moradores do Flodoaldo Pontes Pinto e da zona Leste.
A pretensão dessa audiência pública é que a comunidade, os empresários e os vereadores tomem conhecimento deste projeto para que todos possam fazer ações em prol de sua modificação, isto é, caso ele o (projeto) não atenda as reivindicações da população.
“Até porque o questionamento é: Como será o retorno desses moradores? Somente pelas avenidas Tiradentes e pela Pinheiro Machado, ou José Vieira Caúla? Muito distante da avenida Calama, Portanto, devemos ter bastante conhecimento com relação a este projeto”. enfatizou Mário Jorge.
REVOLTADOS
O comerciante Alex Sakai disse que os empresários da avenida Calama estão revoltados com essa mudança, pois eles geram 2 mil empregos, pagam impostos e todos os comerciantes investiram para o progresso daquele setor.

Segundo o empresário esta é a segunda vez que os comerciantes convocam uma audiência pública com a secretária municipal, pois eles devem ser consultados e não ser surpreendidos com uma decisão que vai mudar toda uma região. Alex disse que os comerciantes irão sofrer um grande abalo na economia se não houver um estudo mais aprofundado.

Na audiência pública realizada terça-feira (14) na Câmara Municipal não foi definido os trechos da avenida Calama que serão mudados, ou se o fato de seu acesso virar "mão-única", sentido bairro/centro, tem prazo determinado. O projeto ainda está em análise pela Semtran e deve contar com outras audiências para ser estabelecida uma decisão satisfatória à comunidade que será atingida pela mudança.

Confira vídeo:

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS