AFTOSA – Nova edição da campanha de vacinação é lançada em Rondônia

AFTOSA – Nova edição da campanha de vacinação é lançada em Rondônia

AFTOSA – Nova edição da campanha de vacinação é lançada em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 25 ª Etapa de Vacinação Contra Febre Aftosa em rondônica foi lançada neste sábado no município de Buritis, distante cerca de 300km da capital. O governador Ivo Cassol, o senador Expedito Júnior e várias autoridades estiveram presentes no ato simbólico.
 
A vacinação começa de fato na próxima quarta-feira, dia 15 de outubro, e vai até 15 de novembro. Os produtores rurais vão ter até oito dias de prazo, após o fim da imunização, para declarar o gado vacinado ou relatar qualquer outro contratempo.
 
O objetivo da campanha é imunizar mais de 11 milhões de cabeças de gado e fazer do Estado de Rondônia o segundo estado brasileiro livre da febre aftosa sem vacinação. O lançamento contou com mais de mil pessoas no C.T.G. Hélio Ronsani, que assistiram ao comercial de televisão que irá ao ar nas emissoras de todo o estado.
 
O evento começou às 9h deste sábado, com a palestra do médico veterinário do Ministério da Agricultura, Fernando Pinto, com o tema “Perspectiva da Pecuária em Rondônia”. O veterinário esclareceu a importância da vacinação para o produtor e para o estado de Rondônia, uma vez que a cadeia agropecuária representa cerca de 40% do PIB do estado.
 
O governador Ivo Cassol chegou ao evento montado à cavalo, ao lado do senador Expedito Júnior, parabenizou todos os pecuaristas do estado pela conscientização e responsabilidade de vacinar o rebanho, seja um ou mil animais, não importando o tamanho da criação. “Rondônia é um estado com vocação para a agropecuária, mais de 40% da nossa arrecadação vem do campo, e é muito importante que todos os animais sejam vacinados”.
 
A qualidade no rebanho rondoniense é uma das melhores do Brasil, sendo o quarto maior exportador de carne. A agência Idaron e os criadores do estado são os maiores responsáveis pelos resultados positivos que colocam Rondônia como referência no país no combate à Aftosa.
 
Também compareceram ao lançamento os deputados estaduais Tiziu Jidalias e Amauri dos Santos, o deputado federal Ernandes Amorim, o presidente do Fundo de Erradicação da Febre Aftosa – FEFA, José Vidal, o superintendente federal da Agricultura, Orimar Martins, prefeitos, vereadores e convidados. Após o lançamento, Cassol e comitiva, além da população presente, participaram de um almoço no local.
 
A Idaron tem como objetivo acompanhar e fiscalizar cerca de 85 mil pecuaristas de Rondônia e conta com todo o apoio do Ministério da Agricultura, que considera o trabalho da Agência de Defesa Sanitária um exemplo de controle da doença.
 
Moradores do Bom Futuro garantidos 

O senador Expedito Júnior, também presente no lançamento da campanha, confirmou que o ministro do Meio-Ambiente, Carlos Minc, garantiu na tribuna do Senado na semana que passou que os moradores da Reserva do Bom Futuro estão garantidos, e que tanto o Governo do Estado quanto o Governo Federal irão trabalhar juntos para a regularização fundiária da área, que em dois anos deverá ser concretizada.

Quanto ao decreto assinado pelo Presidente Lula, que multa o produtor rural em altos valores aquele que não averbar a propriedade, Expedito confirmou a declaração do ministro Minc que o decreto será anulado, uma vez que é absolutamente impossível o seu cumprimento nos termos que foi assinado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS