Após tramitar e ser aprovado na Câmara dos Deputados, foi aprovado na última quarta-feria (26), pelo Senado Federal, o Projeto de Lei nº 7268 de 2006, que cria as escolas técnicas federais nas cidades de Ji-Paraná e Vilhena.
O projeto prevê também a criação de Escolas Técnicas no Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e em Canoas (RS); e as Escolas Agrotécnicas de Brasília, de Marabá (PA), de Nova Andradina (MS) e de São Raimundo das Mangabeiras (MA).
O Deputado Federal Anselmo de Jesus (PT-RO) destacou que o projeto vai expandir a oferta de educação pública e gratuita por parte da União, por meio de uma distribuição geográfica adequada das instituições federais de educação profissional e tecnológica.
O parlamentar rondoniense lembra que, com a aprovação da proposta, todas as 27 unidades da Federação passam a contar com, pelo menos, uma instituição de ensino técnico ou agrotécnico. Além disso, todas as capitais serão atendidas por, no mínimo, uma escola técnica federal ou escola agrotécnica federal.
A matéria agora segue para a sanção do presidente Lula, onde será publicada e transformada em lei.
Ji-Paraná
Em agosto, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma de construção, no período de 2008 a 2010, de Escolas Tecnológicas nos 150 municípios integrantes da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Com a aprovação do PL nº 7268/06 tem-se a efetividade do cronograma anunciado pelo MEC.
A unidade de Ji-Paraná está inclusa entre as primeiras escolas que, segundo as previsões, serão inauguradas no primeiro semestre de 2008, com início das aulas em agosto.