Índios são capacitados em Ouro Preto D’Oeste para trabalhar em aldeias

Índios são capacitados em Ouro Preto D’Oeste para trabalhar em aldeias

Índios são capacitados em Ouro Preto D’Oeste para trabalhar em aldeias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Visando melhorar o atendimento básico de saúde prestado nas comunidades indígenas atendidas pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), começou domingo (14), no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto D'Oeste, mais um módulo do curso de Agente Indígena de Saúde (AIS), intitulado 'Promovendo a Saúde e Prevenindo Parasitoses  Intestinais e Doenças de Pele'.
 
Durante 18 dias, 62 índios atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, órgão executivo da Funasa/RO, dos municípios de Guajará-Mirim, Porto Velho, Jaru, Candeias, Costa Marques, Governador Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Alta Floresta, Ji-Paraná e Humaitá (AM), Manicoré, Mirante da Serra, Nova Mamoré, São Francisco, São Miguel, Seringueiras e Rondolândia (MT), receberam informações sobre saúde.
 
Segundo os organizadores do evento, o objetivo principal da capacitação é qualificar os AIS para atuarem em suas comunidades identificando os problemas relacionados à parasitoses intestinais e doenças de pele decorrente da mudança do perfil epidemiológico nas comunidades indígenas. O AIS significa o próprio índio colaborando com o atendimento de saúde.   
 
Durante a abertura do curso, a chefe do Dsei Porto Velho, Ivone Rodrigues afirmou que esta capacitação era um momento muito esperado pelos índios e importante para melhoria da saúde nas comunidades. "A capacitação será dividida em duas etapas. Trabalho em sala de aula com duração de 120 horas  e aplicação prática dos conhecimentos recebidos no atendimento básico de saúde, nas aldeias", ressaltou a responsável pelo Dsei.
           

Para o presidente do Conselho Distrital Indígena de Porto Velho, Aurélio Tenharin, a capacitação é uma conquista, portanto o empenho de todos será fundamental para a melhoria da qualidade de vida nas 125 aldeias atendidas pelo Dsei Porto Velho. O líder indígena agradeceu o trabalho da equipe responsável pelo atendimento e empenho do coordenador Josafá Piauhy Marreiro, por atender as reivindicações apresentadas pelas comunidades indígenas. "Somos parceiro da Funasa em todas as ações que a entidade realiza", lembrou Aurélio Tenharin.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS