Curso de acústica aplicada à fonoaudiologia é destaque na São Lucas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Professor José Aparecido Orlandi, especialista em eletrônica, ministrou, no Laboratório de Audiologia da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, um treinamento específico para a equipe de manutenção da instituição. Funcionários do setor de equipamentos e manutenção foram orientados por Orlandi quanto aos cuidados e especificidades das instalações físicas e elétricas, visando garantir o funcionamento dos equipamentos usados para avaliar a audição, de acordo com as normas internacionais.
Segundo a Coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia, Professora Mestre Isabel Cristiane Kuniyoshi, esse treinamento é de suma importância, tendo em vista que a manutenção reparadora dos equipamentos audiológicos é escassa e de alto custo, por serem importados e sensíveis. “As orientações repassadas serão importantes para auxiliar na manutenção preventiva, conservação e aumento da vida útil dos equipamentos, favorecendo a qualidade dos serviços prestados pela Clínica de Fonoaudiologia”, reforça Isabel Kuniyoshi, destacando que a iniciativa é inédita na região norte.
Professor de acústica para cursos de especialização em Audiologia Clínica, com 25 anos de experiência em manutenção, calibração e consultoria relacionada a equipamentos e acessórios para audiologia, José Orlandi também ministrou, no Anfiteatro I, o Curso de Extensão “Acústica e Eletrônica Aplicadas à Fonoaudiologia”. Os participantes receberam noções básicas da Acústica Física; Processo de calibração de equipamentos audiológicos, sua importância na obtenção precisa dos resultados obtidos na avaliação audiológica e respeito às leis e normas vigentes; Cabinas acústicas, seus padrões em respeito às normas e leis vigentes; Cuidados no manuseio de equipamentos audiológicos, além de dicas para o profissional que pretende comprá-los.
Patrícia Ferreira dos Santos, acadêmica do 6º período do Curso de Fonoaudiologia, afirmou que o evento foi importante porque forneceu informações sobre procedimentos e detalhes para escolher e manusear equipamentos audiológicos, calibração e materiais acústicos, além de apresentar diferentes realidades de outros estados do Brasil. As dicas de compra, manutenção e cuidados foram simples e plenamente aplicáveis para a prática durante o Curso e futuramente na profissão. Segundo o acadêmico Rodrigo Soares, do 8º período, para os alunos que cursam as etapas finais do Curso de Fonoaudiologia, o Professor Orlandi lembrou que, por meio de cuidados simples, pode-se aumentar a vida útil dos equipamentos que são manuseados nos estágios e garantir a confiabilidade dos resultados dos exames. Ainda considerando que o investimento para os equipamentos é alto, o acadêmico comentou que as dicas para comprar foram valiosas, pois minimizam os riscos de uma compra precipitada. Um grupo de 95 pessoas, entre alunos, professores e profissionais da Fonoaudiologia, participou do curso.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!