Produtores da Estrada dos Japoneses bloqueiam via e pedem melhorias para a comunidade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 70 pessoas, entre eles pequenos produtores e moradores da Estrada dos Japoneses, bloquearam a estrada com paus e pneus, atearam fogo e não estão permitindo acesso de nenhum veículo. A interdição acontece no km 1 perto de uma ponte que cruza a estrada. O movimento começou por volta das 5h da manhã desta segunda-feira(08).
Na última reunião realizada na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), dia 02 de agosto, os representantes da comunidade fizeram constar na Ata de Audiência Pública de Orçamento Participativo todas as reivindicações e pediam providências urgentes.
O documento foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), porém a secretária Josélia Maria Saraiva Moura, afirmou à reportagem do Rondoniaovivo.com que a Secretaria não tem poder para asfaltar a via, mesmo assim, enviou ofício ao secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes) e pediu que o mesmo faça um projeto e entregue para a comunidade.
“Em relação ao asfaltamento, de acordo com o documento que chegou a esta Secretaria, eles precisam somente do projeto pois vão tentar emendas parlamentares para viabilizar o orçamento. Quanto as demais melhorias, desde 2005 trabalhamos por aquela comunidade. Todos os anos fazemos a manutenção, inclusive já trocamos uma das pontes e colocamos um bueiro duplo”, explicou a secretária.
Josélia afirmou À reportagem também, que há projetos ainda para este ano, de melhorias na estrada, inclusive com a substituição de uma ponte que precisa urgentemente de um novo bueiro.
A secretária tomou ciência da manifestação através da reportagem e afirmou que ainda nesta manhã irá na Estrada para conversar com os populares.
O movimento na estrada aumentou consideravelmente principalmente neste ano de 2008 em função o "boom" da Contrução Civil. Diariamente veículos pesados passam pela estrada para retirar cascalho e os moradores são incomodados com o grande volume de poeira. O excesso de velocidade dos veículos também incomoda bastante e deixa a comunidade em situação de insegurança. Há cerca de 20 dias, duas crianças morreram, quando um motociclista em alta velocidade atropelou as crianças.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!